Categoria Politica  Noticia Atualizada em 28-09-2013

Marina reafirma ao TSE que Rede teve assinaturas anuladas sem justificativa
A ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora pelo Acre Marina Silva reafirmou nesta sexta-feira ao TSE que 95 mil assinaturas de apoiadores do partido Rede Sustentabilidade, legenda fundada por ela, foram anuladas sem justificativa pela Justi�a Eleitoral.
Marina reafirma ao TSE que Rede teve assinaturas anuladas sem justificativa
Foto: noticias.terra.com.br

Marina foi recebida nesta sexta-feira pela ministra do TSE Luciana L�ssio. Para participar das elei��es do ano que vem, o partido tem que ser registrado at� o dia 5 de outubro, um ano antes do primeiro turno.

Durante audi�ncia com a ministra, Marina reafirmou que o partido cumpriu todos os requisitos exigidos pela Justi�a Eleitoral e tem o m�nimo de assinaturas de apoiadores para obter o registro. Ela disse que apresentou � ministra as raz�es pelas quais considera justo o pedido de registro da Rede Sustentabilidade.

"J� temos mais de 500 mil fichas, e a Justi�a vai se ater aos autos. Apresentamos um memorial com todas as provas de que coletamos 868 mil assinaturas, que encaminhamos dentro dos prazos. Se (forem) contabilizadas as 95 mil assinaturas anuladas injustificadamente, a Rede tem mais de 550 mil assinaturas. Portanto, est� apta para ser registrada", afirmou Marina Silva.

Nesta semana, a ex-senadora procurou todos os ministros do TSE para reafirmar que o partido cumpriu todos os requisitos para obter registro. Ontem, ela esteve com o ministro Marco Aur�lio. Na ter�a-feira, Marina foi recebida pelo ministro Dias Toffoli.

Para participar das elei��es do ano que vem, o partido Rede Sustentabilidade precisa obter registro no TSE at� dia 5 de outubro. Pela lei eleitoral, todos os partidos devem estar registrados na Justi�a Eleitoral um ano antes do primeiro turno das elei��es. O tribunal far� uma sess�o extra para julgar processos que est�o pendentes, al�m das sess�es de ter�a (1�) e quinta-feira (3).

Apesar da ex-senadora ter declarado ao TSE ter o n�mero de assinaturas exigido pela legisla��o para ser registrado, na segunda-feira, a ministra Laurita Vaz determinou a recontagem das assinaturas entregues pela legenda. Ela atendeu a pedido do vice-procurador eleitoral Eug�nio Arag�o. Na sexta-feira (20), em parecer enviado ao TSE, Arag�o disse que a legenda de Marina Silva validou na Justi�a Eleitoral apenas 102 mil assinaturas de apoiadores em todo o Pa�s.

Para obter registro, o partido precisa validar 483 mil assinaturas, o que corresponde a 0,5% dos votos registrados na �ltima elei��o para a C�mara dos Deputados. Segundo Marina Silva, os n�meros s�o divergentes porque, durante o processo de valida��o de assinaturas de apoiadores nos tribunais regionais eleitorais, os cart�rios atrasaram os procedimentos e anularam assinaturas sem justificativa.

Ag�ncia Brasil

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir