Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-09-2013

Vigilância Sanitária não encontra erro na fábrica da Coca-Cola de Maceió
Inspeção foi realizada por recomendação do Ministério Público de Alagoas. Fiscalização foi limitada em refrigerantes isentos de açúcar.
Vigilância Sanitária não encontra erro na fábrica da Coca-Cola de Maceió
Foto: www.meioemensagem.com.br

As Vigilâncias Sanitárias Municipal e do Estado realizaram, nesta sexta-feira (27), uma insperção na fábrica da Coca-Cola, localizada no Benedito Bentes, parte alta de Maceió, e não encontraram nenhuma irregularidade relacionada à produção e envasamento dos refrigerantes. A inspeção sanitária foi realizada por recomendação do Ministerio Público de Alagoas, após denúncias de consumidores que teriam encontrados objetos sólidos dentro de duas garrafas da bebida.

Segundo o coordenador de Inspeção de Alimentos da Vigilância Sanitária de Maceió, Ricardo Walker, a competência do órgão em relação à fiscalização de bebidas se limita aquelas isentas de açúcar natural, as chamadas zero, diets ou lights. As fábricas que produzem bebidas com acréscimo de açúcar natural em sua composição, a exemplo dos refrigerantes comuns, estão sujeitas a fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

"Percorremos as instalações da fábrica, acompanhando o processo de produção e envasamento dos refrigerantes, mas como não encontramos nenhuma inconformidade sanitária, adotados o procedimento de rotina. Foi lavrado um termo de intimação para a empresa apresentar documentos de interesse sanitário", afirmou.

A fábrica tem cinco dias para apresentar o manual de boas práticas, análise da água, certificado de higienização da caixa d’água, atestado de saúde dos funcionários, certidão de responsabilidade técnica e certificado de controle de pragas. "O próximo passo será a elaboração de um relatório técnico para ser encaminhado ao MP", informou Ricardo Walker.

De acordo com Juliano Sampaio, gerente técnico regional da empresa, as normas adotadas pela fábrica garantem que as bebidas sejam seguras para a saúde dos consumidores.

"Além de regras rígidas quanto ao uso de equipamentos de proteção individual pelos funcionários, contamos com a inspeção eletrônica antes e após o envasamento das bebidas. Esse mecanismo permite que seja detectado qualquer corpo estranho ou metal nas bebidas", assegurou.

Casos
O MP recebeu, na quinta-feira (26), mais uma garrafa de Coca-Cola contendo uma substância estranha dentro da garrafa lacrada. Esse é o segundo caso registrado envolvendo a marca, e o terceiro registrado esse ano em Alagoas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir