Categoria Politica  Noticia Atualizada em 28-09-2013

Ministros do partido de Berlusconi renunciam a cargos no governo italiano
O l�der de centro-direita Silvio Berlusconi sacou seus ministros da coaliz�o governista italiana neste s�bado, na pr�tica derrubando o governo do primeiro-ministro, Enrico Letta, e deixando a terceira maior economia da Europa no caos.
Ministros do partido de Berlusconi renunciam a cargos no governo italiano
Foto: diariodigital.sapo.pt

O an�ncio, que provavelmente ir� conduzir � realiza��o de novas elei��es ou a forma��o de uma nova coaliz�o, veio um dia depois que Letta desafiou o partido de Berlusconi para apoi�-lo em um voto de confian�a no Parlamento ap�s semanas de tens�o.

Na sexta-feira, o gabinete fracassou em chegar a um acordo sobre medidas fiscais vitais para trazer o d�ficit or�ament�rio dentro dos limites da Uni�o Europeia, deixando a fr�gil coaliz�o de rivais tradicionais da esquerda e da direita perto do colapso total.

As tens�es entre os dois lados vinham aumentando depois dos movimentos para expulsar Berlusconi do Parlamento ap�s sua condena��o por fraude fiscal no m�s passado.

"A decis�o tomada pelo primeiro-ministro Enrico Letta para congelar as atividades do governo ... � uma grave viola��o dos pactos sobre os quais este governo foi formado", disse Berlusconi em um comunicado.

Esta semana, os parlamentares do partido Povo da Liberdade (PDL), de Berlusconi, amea�aram deixar o Parlamento, se ele for expulso do Senado pela condena��o.

A ren�ncia dos ministros vai atrasar ainda mais importantes reformas na It�lia, que est� lutando com uma recess�o de dois anos, uma d�vida p�blica de 2 trilh�es de euros e uma taxa de desemprego dos jovens de cerca de 40 por cento.

A turbul�ncia pol�tica tem preocupado cada vez mais os investidores, embora esteja havendo menos p�nico do que o visto durante crises anteriores devido � garantia de estabilidade do Banco Central Europeu.

(Reportagem de Catherine Hornby e Antonella Cinelli)

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir