Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 30-09-2013

Sem Tite, jogadores do Timão farão reunião para discutir futuro da equipe
Após oitava partida sem vitória, atletas conversam para tentar corrigir erros da equipe no segundo semestre. Técnico é blindado pelo elenco.
Sem Tite, jogadores do Timão farão reunião para discutir futuro da equipe
Foto: www.goal.com

Os jogadores do Corinthians se reunirão na tarde desta segunda-feira, no CT Joaquim Grava, para mais uma conversa sobre a situação vivida pela equipe no segundo semestre de 2013. Sem vencer há oito jogos, o Timão vive seu pior momento nos últimos anos - e a derrota por 4 a 0 para a Portuguesa, em Campo Grande (MS), foi a gota dágua.

Após conquistar cinco títulos nas últimas três temporadas, a equipe está em queda livre na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. E os atletas ainda buscam entender o que levou o Alvinegro a tal situação.

Perda de jogadores por lesão, acomodação após ganhar tudo o que era possível, necessidade de reforços... As tentativas de explicação são diversas, mas ninguém consegue dizer o que levou o Corinthians a atravessar o mês de setembro sem uma única vitória após a goleada por 4 a 0 sobre o Flamengo. A diretoria usa tal argumento, sobre a ausência de fatores claros para uma derrocada, também para justificar a permanência do técnico Tite.

A postura do elenco em relação ao comandante é clara. Nenhum jogador quer que Tite pague o preço pelas derrotas entregando seu cargo. Após a goleada por 4 a 0 para a Portuguesa, em Campo Grande, Emerson Sheik e Alessandro substituíram o treinador na tradicional entrevista coletiva. Entre ouvir críticas e cobranças ou ver o técnico pedir para sair, os atletas preferem a primeira opção.

– A diretoria teve competência de manter o grupo, contratou novos jogadores... O atleta tem de assumir sua parcela de responsabilidade. A possibilidade do Tite sair nunca passou pela nossa cabeça. Ele é nosso líder, é o cara que nos deu cinco títulos nos últimos três anos. Temos todo o carinho e respeito pelo nosso técnico. É hora dos atletas campeões do mundo botarem a cara e assumirem que assim não está legal – afirmou Emerson.

A relação entre jogadores, comissão técnica e diretoria vem sendo aberta. Com o presidente Mário Gobbi trabalhando no CT Joaquim Grava, as conversas entre o elenco e os responsáveis pelo futebol tornaram-se fato recorrente. O clima é de auto-cobrança: todos sabem que o Corinthians não poderia se encontrar em tal situação, especialmente com o elenco milionário que construiu nos últimos anos.

Somente Alexandre Pato, principal reforço para esta temporada, por exemplo, custou R$ 40 milhões aos cofres do clube. Com base semelhante à utilizada no ano passado, quando foi campeão da Taça Libertadores da América e do Mundial de Clubes, o Corinthians amarga a 13ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 31 pontos. Distância de dez para o G-4 e apenas seis para a zona do rebaixamento.

– Vamos sentar, conversar e expor um pouquinho. Se tem alguma coisa, se não tem... Vamos nos cobrar um pouco mais, porque com a qualidade que temos dentro do elenco, com o nível de profissionais que temos, isso não é o que queremos. Os atletas também não querem isso. Não vamos buscar culpados... Não é treinador, atleta, é um grupo de trabalho. Quando ganhamos, todos saíram abraçados. Agora vamos nos abraçar de novo – afirmou o gerente de futebol Edu Gaspar.

O clima no vestiário corintiano após a derrota para a Portuguesa assustou os jogadores, que pediram ao técnico Tite que não desse entrevista coletiva justamente por temerem qualquer reação precipitada do comandante, que se encontrava mais abatido que o normal. A diretoria não foge ao ser questionada sobre o nível de gravidade da situação alvinegra: a reação deve vir "para ontem".

– Passou do ponto? Passou. Já deveríamos ter tido melhores resultados. A postura é de comprometimento com o que o Corinthians quer – completou Edu.

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir