Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-10-2013

O cometa subiu no telhado?
As �ltimas not�cias do cometa Ison s�o as piores poss�veis. Segundo o astr�nomo colombiano Ignacio Ferr�n, o astro mostra todos os sinais de uma desintegra��o iminente. Caso isso aconte�a mesmo, diga adeus ao espet�culo.
O cometa subiu no telhado?
Foto: mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/

Segundo o especialista em cometas da Universidade de Anti�quia, o at� ent�o festejado "cometa do s�culo" subiu no telhado e pode muito bem desaparecer por completo nas pr�ximas semanas, antes mesmo de fazer sua aproxima��o m�xima do Sol, em 28 de novembro.

N�o � de hoje que Ferr�n tem jogado �gua na fervura dos f�s do Ison. Em junho, ele j� apontava a pouca varia��o de brilho do cometa para argumentar que o objeto devia ter pouco material vol�til e n�o se tornaria o espet�culo que todos esperavam.

Contudo, nada sugeria algo t�o dram�tico quanto o que ele agora sugere. Ao comparar a curva de luz do cometa (ou seja, a an�lise do brilho que emana dele), Ferr�n constatou que ele tem um padr�o incomum. "Quando vi essa assinatura, fui imediatamente � minha base de dados de curvas de luz de cometas e encontrei dois objetos que tamb�m apresentavam essa assinatura: o cometa C/1996 Q1 Tabur e o cometa C/2002 O4 H�nig", afirmou o colombiano em comunicado. "Para minha surpresa, esses dois cometas desapareceram simplesmente desligando ou desintegrando."

O astr�nomo diz que, em algumas semanas, o destino do Ison deva ser selado, e n�o h� hip�tese de que ele seja outro que n�o um triste e discreto fim. Caso sua previs�o se concretize, o cometa nem deve chegar a se tornar vis�vel a olho nu, o que ser� frustrante para quem tem aguardado ansiosamente a passagem desse objeto.

O Mensageiro Sideral se inclui na lista dos chateados, mas segue na torcida para que o Ison � cujo comportamento at� agora tem sido sem igual na hist�ria da pesquisa comet�ria � nos surpreenda novamente.

Fonte: mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir