Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 07-10-2013

Navio do Greenpeace pode afundar e despejar 200 toneladas de diesel
26.ago.2013- O navio Artic Sunrise, quebra-gelo do Greenpeace, foi interceptado pela Guarda Costeira russa depois que ativistas entraram na Rota do Mar do Norte em protesto contra o projeto de explora��o de petr�leo perto do Parque Nacional �rtico Russo.
Navio do Greenpeace pode afundar e despejar 200 toneladas de diesel

O mec�nico do navio Arctic Sunrise, do Greenpeace, advertiu nesta segunda-feira (7) que a embarca��o, ancorada na ba�a do porto russo de Murmansk, poderia afundar devido a uma falha nos geradores e em outros equipamentos vitais e com isso lan�ar 200 toneladas de diesel no mar.

"Pe�o que avaliem a possibilidade de deixar que eu me encarregue do navio para evitar problemas graves e, no pior dos casos, seu afundamento", disse o mec�nico, o holand�s Mannes Ubels, em uma carta endere�ada �s autoridades russas lida por representantes do Greenpeace em entrevista coletiva.

O mec�nico, que foi acusado de pirataria pelo Comit� de Instru��o da R�ssia, assim como os outros 29 tripulantes do Artic Sunrise, afirmou que o gerador de eletricidade do navio em breve deixar� de funcionar.

"O navio n�o ter� sistemas de sinaliza��o de avarias. Os vazamentos de �gua na sala de m�quinas n�o disparar�o os alarmes", relatou.

"Nosso navio foi aprisionado e se encontra sob sua zona de responsabilidade, como mec�nico chefe, � meu dever advertir sobre poss�veis riscos", escreveu.

Ubels assegura que se n�o forem tomadas medidas urgentes o dano ser� irrepar�vel e a embarca��o ter� que ser consertada, o que significar� um alto custo para o Greenpeace.

A bordo do Artic Sunrise, os ativistas do Greenpeace tentaram escalar uma plataforma petrol�fera no �rtico para protestar contra a explora��o do produto no local.

Os tripulantes, entre eles a bi�loga brasileira Ana Paula Maciel, est�o detidos em Murmansk acusados de pirataria, pena que pode render at� 15 anos de pris�o na R�ssia.

Fonte: noticias.uol.com.br/
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir