Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 09-10-2013

Ao menos um do que nada
�Deixe-me ir/preciso andar/ vou por a� a procurar/rir pr� n�o chorar�, Cartola.
Ao menos um do que nada

O que se espera de uma bienal do livro? Ora, encontrar livros! Mas n�o foi bem isso que aconteceu. Aproveitei a Confer�ncia Estadual do PCdoB, em Vit�ria-ES, para dar um pulo na 13� Bienal Capixaba do Livro que, coincidentemente, � realizada na capital nada secreta de nosso exuberante e laico Esp�rito Santo.

In�cio de conversa... Pagar ped�gio para entrar numa cidade deveria ser crime, inafian��vel e sem direito � visita �ntima (s� de sacanagem). Golpe baixo de colarinho branco. Com os �ndices de viol�ncia cada vez mais altos est� mais para "pague para entrar e reze para sair". Pior n�o foram os oitenta centavos (quem me dera que as catracas ainda estivessem quebradas) foi n�o encontrar o conte�do da minha modesta lista liter�ria na feira.

Onde mais iria conseguir? Depois de duas horas garimpando um simp�tico vendedor, da Livraria do Estudante, me perguntou: "posso ajudar?". Respondi que sim, com ar de decepcionado. Estava procurando "Menos que nada", de Slavoj Zizek e "Os Inimigos �ntimos da Democracia", de Tzvetan Todorov.

Nenhuma das duas obras estava � disposi��o nas prateleiras lotadas. Nem livro de autoajuda, muito menos o vendedor, resolveriam o dilema, por�m ele retrucou: "aqui n�o temos, mas vou ver se tem l� na sede da livraria". Opa! Um ar de esperan�a encheu meus pulm�es j� inflados com os intermin�veis discursos revolucion�rios dos camaradas na confer�ncia.

Bom, s� tinha um. "Menos que nada". Est� bem, mas n�o me dei por satisfeito. Entrei no Shopping Vit�ria e fui �s tr�s livrarias e, mesmo assim, Todorov parece que voltou para Bulg�ria. Adquiri ent�o "Ensaios em Filosofia e Psican�lise", "Entendendo Freud", "Perspectivas da Filosofia da Educa��o", "A medicaliza��o da dor", "As armas da cr�tica", "Viol�ncia e discurso sobre Deus" e, o grande achado, "O tempo e o c�o".

Para ser sincero, Raul Seixas tamb�m olharia os livros naquelas estantes que nada dizem de importante e que s� servem para quem n�o sabe ler e diria: "pare o mundo que eu quero descer". E fim de papo.

Homenagem

Professores e alunos da Escola Estadual "Professor Francisco Coelho �vila J�nior", em desfile realizado no �ltimo s�bado (05), na festa do bairro Coronel Borges, em Cachoeiro de Itapemirim-ES, prestaram homenagem � Academia Cachoeirense de Letras (ACL).

Caf� Psicanal�tico
O N�cleo de Estudos e Pesquisa da Associa��o Psicanal�tica do Estado do Esp�rito Santo (APEES) realiza dia 23 de outubro, no espa�o Bookaf�, em Cachoeiro de Itapemirim-ES, o Caf� Psicanal�tico. Dois temas ser�o abordados pelos analistas membros da APEES, Carlos Roberto Almeida, que falar� sobre o "Inconsciente Coletivo", e Jos� Gomes da Silva Neto abordar� o tema "Psican�lise no Mercado de Trabalho".

Curtas & Grossas
+ Agradecimento especial aos colaboradores do caderno Artefato Ant�nio Miranda, Higner Mansur, S�rgio Neves, Luciana Maximo, Breno Callegari e Tiago Almeida.
+ Muitas atra��es culturais na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da FDCI, de 23 a 29 de outubro.
+ "Anatomia � uma coisa que os homens tamb�m t�m, mas que, nas mulheres, fica muito melhor", Mill�r.

+ At�!


Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir