Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-10-2013

Ao menos 14% dos deputados estaduais trocam de partido
Terminou s�bado (5) prazo de filia��o para quem quer concorrer em 2014. Nas assembleias, pelo menos 148 dos 1.059 deputados trocaram de sigla.
Ao menos 14% dos deputados estaduais trocam de partido

Ao menos 148 deputados estaduais e distritais, ou 14% dos 1.059 em exerc�cio, mudaram de partido para disputar as elei��es de 2014, segundo informa��es repassadas pelos partidos e assembleias legislativas nos estados e Distrito Federal. O levantamento foi feito por jornalistas do G1 em todos os estados do pa�s.

O prazo para filia��o terminou no s�bado (5). A legisla��o estabelece que, para disputar as elei��es, o candidato deve estar filiado pelo menos um ano antes do pleito. Os partidos t�m at� o dia 14 para entregar � Justi�a Eleitoral a lista dos filiados.
A elei��o de 2014 escolher� presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

As novas siglas criadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste ano, PROS e Solidariedade, foram as que mais receberam novos filiados entre os deputados estaduais. S�o 32 e 19 novos membros, respectivamente.

Os partidos que mais perderam integrantes nas assembleias foram o PSB (23 deputados) e o PSD (17). O primeiro recebeu 13 novos membros e o segundo, 4.

A maior parte dos que deixaram o PSB s�o do Cear� (7), onde o governador Cid Gomes migrou para o PROS, levando parte de seu grupo pol�tico. Cid Gomes ficou sem espa�o no PSB ao criticar a sa�da da legenda do governo Dilma Rousseff para viabilizar a candidatura do governador de Pernambuco e presidente nacional do partido, Eduardo Campos, ao Pal�cio do Planalto.

O PSDB perdeu oito membros entre deputados e ganhou outros quatro. O PT perdeu cinco membros e n�o registrou nenhuma nova filia��o nas assembleias.

O n�mero de deputados que trocaram de partido est� sujeito a altera��o porque pode haver parlamentares que mudaram, mas ainda n�o notificaram as assembleias.

Congresso
Na C�mara dos Deputados, o troca-troca envolveu mais de 10% dos deputados federais.
A rejei��o pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na �ltima quinta-feira (3) do registro da Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva, fez com que, nos �ltimos dias, migrassem para outros partidos v�rios apoiadores que aguardavam a cria��o da nova legenda.
Foram os casos, por exemplo, dos deputados Domingos Dutra (do PT para o SDD), Miro Teixeira (do PDT para o PROS), Walter Feldman (do PSDB para o PSB) e Alfredo Sirkis (do PV para o PSB).

No Senado, at� a �ltima sexta (4), houve registro de dois casos de mudan�a de legenda entre os 81 senadores � Vicentinho Alves (TO), do PR para o SDD, e K�tia Abreu (TO), do PSD para o PMDB.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir