Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 10-10-2013

Peixe gigante aparece e intriga pescadores em Bertioga, SP
Animal tem a apar�ncia estranha e � conhecido como peixe-lua. Pescadores dizem que ele pesa cerca de 250 quilos e mede dois metros.
Peixe gigante aparece e intriga pescadores em Bertioga, SP
Foto: g1.globo.com

Um enorme e diferente peixe apareceu na rede de um pescador, na noite desta quarta-feira (9), na praia de Borac�ia, em Bertioga, no litoral de S�o Paulo. Os pescadores do local ficaram intrigados com o tamanho da esp�cie e disseram que tem cerca de 250 quilos. J� um especialista em oceanografia biol�gica disse trata-se de um �peixe-lua�.

O pescador Manoel Raimundo Valentim, 58 anos, conta que deixou uma rede no mar na quarta-feira e voltou para buscar a pesca apenas a noite. Ele notou ter pegado um peixe bem grande j� que n�o conseguia puxar a rede sozinho. J� na manh� desta quinta-feira (10), Raimundo voltou ao local com outras pessoas. Para retirar a rede do mar com o grande peixe foi necess�rio deslocar cinco homens. Eles colocaram o peixe de quase dois metros no barco do pescador.

Raimundo disse que sempre trabalhou com pesca e nunca tinha visto algo parecido. "Nunca vi peixe assim, n�o sei nem o que fazer com ele. Por isso, a gente est� pedindo ajuda, para ter informa��o sobre o que fazer com ele", falou o pescador.

Michel Donato Gianeti, que atua na �rea de oceanografia biol�gica da Universidade de S�o Paulo (USP), recebeu as fotos do animal e disse se tratar de um peixe conhecido como �peixe-lua�, que tem o nome cient�fico de Mola mola, da fam�lia Molidae. "� um peixe relativamente comum em �guas oce�nicas brasileiras apesar de n�o abundante. N�o tem valor comercial, ou seja, sua carne n�o � apreciada para consumo, felizmente, pensando na preserva��o da esp�cie", analisou o especialista.

Segundo Gianeti, o consumo desse tipo de peixe � inapropriado e ele n�o tem um valor comercial. Por isso, � interessante ter esse animal para realiza��o de estudos mais profundados sobre a esp�cie. "O exemplar das fotos � um belo esp�cime. Pena que foi capturado. A Universidade teria o interesse em manter preservado esse peixe, se o pescador for descartar", disse ele.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir