Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 14-10-2013

A psicologia pode mudar o mundo
H� alguns dias fui a uma cerim�nia de formatura do curso de psicologia. Chamou-me a aten��o, durante a solenidade, o entusiasmo quase que juvenil dos novos psic�logos e a disposi��o, estampada na face de cada um deles, de querer �mudar o mundo�.
A psicologia pode mudar o mundo

Mundo que, ali�s, anda precisando mesmo deles! Comecemos pela �ndia, pa�s no qual dois pilotos de avi�o decidiram trocar socos e pontap�s em pleno v�o, deixando apavorados os pobres passageiros. Ainda naquele pa�s descobriram recentemente um cidad�o, conhecido como Singh Kallu, que n�o toma banho desde os idos de 1973 � para limpar-se ele fica alguns minutos a cada dia em frente a uma fogueira. J� na Nova Zel�ndia foi localizada uma crian�a registrada pelo pai com o nome de "Talula Does The Hula From Hawaii" (traduzido: Talula Dan�a a Hula do Hava�). Falando em nomes, no M�xico um pai batizou o filho com o nome de "Brhadaranyakopanishadvivekachudamani Erreh Mu�oz". Na Nig�ria, registrou-se o caso da passeata de protesto das 86 esposas de Bello Masaba, preso por poligamia. Na Fran�a, descobriram um casal de velhinhos que vivia em um apartamento com 64 cachorros.

O mais s�rio, por�m, � que representantes desta categoria de gente conquistam cargos e fun��es p�blicas. Que o diga a popula��o de Sarpourenx, na Fran�a, proibida de morrer por ordem do prefeito municipal, em fun��o de uma crise de vagas no cemit�rio local. J� no But�o os membros do Congresso Nacional foram proibidos de usar computadores � havia o receio de que eles perdessem tempo com joguinhos. E nas Filipinas o juiz Florentino Floro anunciou que s� decidia processos com a ajuda de tr�s duendes: Armand, Luis e Angel. Na Austr�lia, um policial revolveu multar o taxista Kidd Moors por estar dirigindo de meias curtas, o que ele reputou deselegante. Enquanto isso, v�tima de todos estes desajustes, a popula��o vai sofrendo em sil�ncio.

H� tamb�m o reflexo nos profissionais do setor privado. Que o diga Steve Valdez, impedido por um funcion�rio de um banco norte-americano de retirar uma dada quantia por n�o ter podido fornecer sua impress�o digital � o pobre Steve � aleijado, e n�o tem os dois bra�os! E para concluir um advogado norte-americano foi multado recentemente por latir durante um julgamento.

O que faz todos estes casos serem menos engra�ados � que seus protagonistas est�o por a�, interagindo normalmente com o restante da humanidade e em alguns casos at� liderando-a - afinal, conforme o ensinamento de Frate, "os loucos s�o assim mesmo, nunca acham que est�o doidos".

� a� que assumem especial import�ncia os profissionais da sa�de da mente � que podem, sim, mudar o mundo. Imagine-se o impacto da participa��o ativa da Psicologia na sele��o de profissionais dos setores p�blico e privado, autoridades inclu�das! Calcule-se o quanto ganharia a humanidade se psic�logos identificassem e auxiliassem cada trabalhador desmotivado ou mesmo deprimido. Imagine-se o impacto positivo sobre a educa��o caso houvesse um servi�o psicol�gico eficiente nas salas de aula! Na Inglaterra, nove a cada dez presos padecem de desordens mentais � a partir da� pense na revolu��o que psic�logos poderiam fazer nas pris�es do planeta!

O fato � que se nossos conhecimentos sobre a mente humana fossem mais amplamente utilizados William Shakespeare n�o teria exclamado, com raz�o, ser "uma infelicidade da �poca que os doidos guiem os cegos".

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Pedro Valls Feu Rosa    |      Imprimir