Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 18-10-2013

O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA

O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA

Nunca d antes na hist�ria de Marata�zes um prefeito abriu tanto espa�o e deu tantos privil�gios ao Partido dos Trabalhadores, como Jander Nunes Vidal. Numa frente de mais ou menos quatorze partidos que o apoiaram no �ltimo pleito, alguns an�es, � verdade, composto apenas da comiss�o provis�ria e mais meia d�zia de candidatos a algum emprego na Prefeitura, o PT foi escolhido como a noiva ideal e o casamento tinhas ares de resistir aos desgastes comuns de uma rela��o mais duradoura. Prefeito eleito com o vice do PT, fato in�dito nessas paragens, o partido de Lula ocupou secretarias, cargos comissionados e, como de praxe, espalhou seus tent�culos por diversos departamentos da prefeitura, inclusive dando emprego a parentes ou membros da dire��o municipal. At� a� tudo como sempre foi na pol�tica, � dando que se recebe. Nada que beirasse a um mensal�o. Mas, bastou o afastamento de Jander, por quest�es que ainda n�o foram julgadas pelo Poder Judici�rio, inclusive n�o havendo sequer a audi�ncia de instru��o no munic�pio, o PT se acomodou de forma confort�vel na cadeira do Executivo Municipal, como se ela houvesse sido talhada por um competente marceneiro, com a medida exata da buzanfa do prefeito em exerc�cio, haja vista que a buzanfa do prefeito afastado � magrinha e pouco acolchoada de tecido adiposo. Tava sobrando cadeira. A lua de mel acabou, e tenho a terr�vel sensa��o que ningu�m usufruiu de prazeres nessa hist�ria. Tudo muito r�pido, sem tempo suficiente para as essenciais preliminares ou para uma subst�ncia "vaselinosa" que permitisse uma ferrada menos dolorida. E, desembainhando o seu canivete, a degola come�ou. A princ�pio pelos cavaleiros do apocalipse, os respons�veis por toda a desgra�a que se abateu sobre a administra��o: Vilcimar, Sandro e Moacir. Logo ap�s, v�rios anjos deca�dos foram sendo eliminados, terminando com Chaguinha e seus blocos. Comenta-se, ali�s, que no pr�ximo carnaval, os Blocos Alegria Alegria e Esplendor da Noite n�o desfilar�o porque foram desviados para outro munic�pio. Talvez desfilem em Itaipava. O fato � que o prefeito em exerc�cio afastou todas as lideran�as partid�rias que deram apoio a elei��o do prefeito Jander e, consequentemente, a sua pr�pria, independente de estarem ou n�o envolvidos nas acusa��es que est�o sendo investigadas.

Outra constata��o � que o PT estadual achou, afinal, o caminho para Marata�zes. Nunca d�antes na hist�ria deste munic�pio, recebemos tantas visitas ilustres, inclusive com o vice-governador(PT) vindo fazer a abertura da festa do abacaxi em Brejo dos Patos na sexta feira � noite, voltando logo cedo, no s�bado, para falar na r�dio da cidade. Ahhhhh o poder. Que del�cia ter uma prefeitura com um excelente saldo de royalties �s v�speras de uma elei��o onde iremos eleger deputados e governador.

Mas o golpe de miseric�rdia ficou por conta da torcida contida e escondida do PT de Marata�zes para que Jander fosse degolado pela C�mara Municipal na �ltima sess�o. N�o houve uma manifesta��o sequer, por mais frouxa ou singela, de apoio ao homem que abriu os bra�os e a vaga de vice para o Partido dos Trabalhadores em Marata�zes. Como se n�o bastassem os frustrados "Tonietes" e os que gostariam de estar no contra-cheque da prefeitura municipal e n�o est�o, os petistas perderam uma �tima oportunidade de mostrar claramente a posi��o que ocupam hoje , que � a de oposi��o a Jander Nunes Vidal. Morder e assoprar n�o convence mais. O fato � que o rato roeu a roupa do rei de Roma e ouviu-se um grito vindo de algum buraco: O rei est� nu

Na pol�tica, vale quem tem mandato, quem tem a caneta na m�o para decidir. Independente das responsabilidades que possam ser atribu�das ao prefeito Jander nos processos que est�o em posse da justi�a, e que a justi�a possa ser feita de forma cautelosa e imparcial, o PT em Marata�zes jamais teria chegado onde est� n�o fosse o firme compromisso do prefeito afastado com o partido. E isso tem valor, merece respeito, gratid�o, mesmo que este prefeito venha a ser julgado e condenado. Mas afinal, pol�tica, respeito e gratid�o s�o coisas que habitam o mesmo espa�o?

Fonte: O Autor
 
Por:  Ivilisi Soares Azevedo    |      Imprimir