Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-10-2013

Bombeiros combatem incêndio de grandes proporções no Porto
Cinco terminais com 300 mil toneladas de açúcar foram atingidos. Pelo menos três pessoas ficaram feridas e foram para o hospital.
Bombeiros combatem incêndio de grandes proporções no Porto
Foto: g1.globo.com

O incêndio que atinge o Porto de Santos desde o início da manhã desta sexta-feira (18) continua se alastrando e já atinge cinco terminais portuários. Segundo a Prefeitura de Santos, pelo menos três pessoas foram resgatadas com ferimentos leves e encaminhadas para o Pronto Socorro Central da cidade. Por volta das 9h10 o fogo ainda não havia sido controlado e uma equipe dos bombeiros de São Paulo foi acionada para ajudar no combate ao incêndio.

Segundo informações iniciais, os terminais estavam carregados com mais de 300 mil toneladas de açúcar antes do fogo começar em uma das esteiras que faz o transporte do material. Até o momento, os terminais 6, 11, 15, 20 e 21 foram atingidos pelo fogo. No terminal 11 o teto chegou a desabar e o galpão ficou completamente destruído.

Para ajudar no combate ao incêndio, sete carros dos bombeiros estão no local, além de dois carros da Guarda Portuária e um caminhão de combate ao fogo utilizado pela Petrobras. Uma equipe de São Paulo deve reforçar ainda mais a ação dos bombeiros que tentam evitar que as chamas destruam outras partes do Porto e causem mais prejuízos.

Por volta das 6h, as pessoas que trabalham no Porto de Santos ouviram uma grande explosão. O fogo tomou conta de três armazéns de açúcar, sendo que em dois deles o teto já havia desabado por volta das 7h30. Apesar das tentativas dos bombeiros, o fogo continuou se alastrando e atingiu, por volta das 8h40, um quarto armazém.

Equipes dos Bombeiros e da Guarda Portuária estão trabalhando para tentar controlar o fogo que está se alastrando para outros locais. O armazém 11 é um dos que está sendo totalmente destruído. Funcionários estão ajudando os bombeiros para evitar que o fogo se espalhe ainda mais. Navios rebocadores também estão auxiliando no combate ao fogo e jogam água do mar no armazém incendiado. A cerca de 300 metros do local do incêndio é possivel sentir um calor e cheiro muito forte.

A nuvem de fumaça negra pode ser observada de praticamente todos os bairros de Santos. "Eu moro no 7º andar de um prédio no Marapé e normalmente gosto de dar uma olhada na cidade quando levanto. A fumaça grossa e escura na região do Porto me chamou a atenção de imediato. Não da pra sentir nenhum cheiro, mas a fumaça segue intensa e a imagem impressiona", afirma o jornalista Walmir Lopes.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), os agentes organizam uma operação de fluidez no trecho que vai entre a Alfândega de Santos até o elevado da avenida Perimetral. O motorista deve evitar as áreas internas do cais e as ruas próximas, como a Xavier da Silveira e a Silva Jardim. Por volta das 8h50 a avenida Perimetral era a melhor opção para os motoristas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir