Categoria Policia  Noticia Atualizada em 19-10-2013

Ativistas se concentram para novo protesto contra pesquisa em animais
Cerca de 50 pessoas, segundo a PM, fizeram vig�lia em frente a instituto. Novo protesto est� marcado para as 10h de hoje, em S�o Roque (SP).
Ativistas se concentram para novo protesto contra pesquisa em animais
Foto: g1.globo.com

Cerca de 50 ativistas, de acordo com a Pol�cia Militar, passaram a noite de sexta para s�bado (19) em frente ao Instituto Royal, em S�o Roque (SP), e permanecem no local se preparando para uma manifesta��o que deve ocorrer a partir das 10h. Eles acusam a institui��o de praticar maus-tratos contra c�es, coelhos e ratos em pesquisas laboratoriais.

Na madrugada de sexta, um grupo de ativistas invadiu o instituto e levou 178 c�es da ra�a beagle, al�m de sete coelhos. Eles acreditavam que havia mais animais dentro da institui��o e havia o risco de nova invas�o durante a noite. A Pol�cia Militar, acompanhada de advogados da empresa, fez uma vistoria na institui��o para verificar se havia mais animais no local. Segundo os PMs, a revista concluiu que n�o foram encontrados outros animais no pr�dio.

Instituto nega acusa��o
O diretor cient�fico do instituto, Jo�o Ant�nio Pegas Henrique, rebateu a acusa��o dos ativistas. "Aqui nossos animais n�o sentem dor. N�o � feito nenhum tipo de teste com crueldade. Seguimos todas as normas da Comiss�o de �tica no Uso de Animais, al�m de termos a supervis�o do Conselho Nacional de Controle de Experimenta��o Animal", diz.
Segundo Jo�o Ant�nio, os animais s�o submetidos a testes com pomadas e medicamentos aplicados por via oral e intravenosa. "N�o fazemos nenhum teste invasivo com animais vivos. Na internet circulou informa��o de que foram encontrados animais decepados, sem olhos, isso n�o existe aqui."

Entenda o caso
Dezenas de ativistas derrubaram um port�o e invadiram, por volta das 2h de sexta, o laborat�rio do Instituto Royal. Eles levaram em carros pr�prios dezenas de animais que estavam no complexo, segundo a Guarda Municipal da cidade e a Pol�cia Militar, motivados pelas suspeitas de que os bichos sofriam maus-tratos no local.

A manifesta��o de ativistas contra o laborat�rio come�ou no s�bado (12), quando alguns manifestantes se acorrentaram em frente ao port�o. Nesta quinta-feira (17), carros e caminh�es chegaram ao instituto e come�aram a circular boatos de que a empresa pretendia sacrificar os c�es. O burb�rio nas redes sociais cresceu, assim como o n�mero de ativistas presentes, at� que a invas�o come�asse.

Ap�s o tumulto, as duas partes foram � delegacia e registraram boletins de ocorr�ncia - os ativistas por crime ambiental e maus-tratos, e o instituto por furto. A empresa admite testes com animais, mas nega maus-tratos e diz que segue todas as normas governamentais sobre o assunto.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir