Categoria Policia  Noticia Atualizada em 22-10-2013

Ministério Público cumpre mandados por fraudes em rede de lojas no ES
Grupo utilizava "laranjas" para abrir empresas, diz Receita Estadual. Estimativa é de que o prejuízo fiscal ultrapasse R$ 6,5 milhões.
Ministério Público cumpre mandados por fraudes em rede de lojas no ES
Foto: g1.globo.com

Uma operação do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) cumpre na manhã desta terça-feira (22), um mandado de prisão temporária na Praia da Costa, em Vila Velha e 15 mandados de busca e apreensão em sete municípios da Grande Vitória. O órgão investiga um grupo criminoso que atua no comércio por meio de uma rede de lojas de varejo do estado. Segundo o MP-ES, os investigados são suspeitos de fraudes fiscais, pela utilização de dados de "laranjas" para abrir empresas e fraudar o faturamento para que as mesmas fossem optantes pelo Simples Nacional, além de sonegarem impostos comprando e vendendo mercadorias sem documentação fiscal. Ainda segundo o MP-ES, a estimativa é que o prejuízo fiscal ultrapasse R$ 6,5 milhões.

O Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MP-ES realiza a Operação Lombardia com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e com apoio da Polícia Militar. No decorrer das investigações foram colhidas provas e indícios do envolvimento de um empresário, diversos familiares e outras pessoas usadas como "laranja". Além disso, foi feito realizado pelos agentes levantamentos nas empresas pertencentes ao grupo empresarial que possui várias lojas na região metropolitana e no interior do estado.

Estabelecimentos e residências de responsáveis pela fraude, dois escritórios de contabilidade e uma empresa responsável pelo desenvolvimento de softwares utilizados pela empresa são alvos das ações.

Ao todo, quatro membros do Ministério Público, 31 auditores fiscais da Receita Estadual e 56 Policiais Militares auxiliam nos trabalhos. A partir da Operação Lombardia o grupo vai analisar documentos, computadores, dados e depoimentos de investigados e testemunhas.

De acordo com o órgão, com a aproximação do Natal, em parceria com o Procon Estadual, será intensificada a fiscalização para evitar sonegações fiscais e lesões aos direitos do consumidor, já que se trata de um período de muitas vendas do comércio.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir