Categoria Automóveis  Noticia Atualizada em 22-10-2013

Concessionárias usam técnicas da F1 para agilizar revisão e conserto
O serviços feitos em milésimos de segundos nos boxes da Fórmula 1 são de fazer inveja a quem está há dias com o carro parado na oficina da concessionária. Sem falar nas horas perdidas no trânsito para levar e retirar o veículo.
Concessionárias usam técnicas da F1 para agilizar revisão e conserto
Foto: carros.uol.com.br/

O serviços feitos em milésimos de segundos nos boxes da Fórmula 1 são de fazer inveja a quem está há dias com o carro parado na oficina da concessionária. Sem falar nas horas perdidas no trânsito para levar e retirar o veículo. Pressionados pela falta de paciência do consumidor, fabricantes estão reformulando suas assistências técnicas autorizadas, com inspiração no sistema de ação sincronizada dos mecânicos das equipes de corrida.

O mais recente deles é o Duo Tec, da Toyota, onde as revisões são realizadas em uma hora. O procedimento pode ser agendado, e a contagem de tempo começa quando o cliente assina a ordem de serviço, após uma entrevista.

"Dois técnicos trabalham ao mesmo tempo no veículo. Os funcionários do programa são treinados na fábrica e os equipamentos são específicos, para um desempenho sincronizado e mais ágil", explica Koh Yuean, gerente de pós-venda da Caltabiano toyota.

O Duo Tec começou no Japão, sede da montadora, e chegou ao Brasil há menos de um ano. De 140 concessionárias da marca, 34 contam com o sistema, a maioria em São Paulo.

Ao melhor estilo japonês, cada etapa tem tempo cronometrado: 30 minutos para a revisão, dez minutos para alinhamento e balanceamento, 12 minutos para a lavagem e oito minutos para a entrega.

"Não é apenas trocar o óleo e lavar: há uma checagem de itens de segurança, inclusive com a medição do estado das pastilhas de freio", diz Yuean. O alinhamento utiliza máquina a laser e a lavagem é feita por dois profissionais.

Quem opta por esperar na própria concessionária (atitude ideal para evitar dois deslocamentos extras) tem sala com televisão, internet e café. Um dos monitores mostra imagens de câmera instalada oficina, para que o cliente acompanhe os trabalho. Em caso de dúvidas, há um telefone para chamar o técnico.

Quando um defeito é encontrado no carro, o cliente é chamado para aprovar o orçamento. Se o reparo for simples, pode ser feito ainda dentro do tempo da uma hora.

Foi o que aconteceu no Corolla 2009 da administradora de empresas Tereza Lee, 46 anos, que teve a revisão de 50 mil km acompanhada pela reportagem. O serviço incluiu a troca dos quatro pneus, gastos pelo desalinhamento, e mesmo assim não excedeu o prazo de uma hora.

"Economizo tempo e o dinheiro do táxi", disse Tereza. "Só o que eu ia ficar no trânsito para ir e voltar, é melhor esperar aqui, e ainda posso acompanhar o que estão fazendo no carro", comemorou.

Fonte: carros.uol.com.br/
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir