Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 30-10-2013

MEC divulga gabarito oficial do Enem
Provas foram aplicadas nos dias 26 e 27 em 1.661 munic�pios brasileiros. Resultado deve sair na primeira semana de janeiro, segundo Mercadante.
MEC divulga gabarito oficial do Enem
Foto: g1.globo.com

O Minist�rio da Educa��o divulgou o gabarito oficial da edi��o de 2013 do Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem). As provas foram realizadas no s�bado (26) e domingo (27). Os documentos referentes a cada cor de prova est�o dispon�veis para download no site do Enem.

O resultado individual das provas, que inclui a corre��o e nota da reda��o, deve ser divulgado na primeira semana de janeiro de 2014.
Os participantes podem acessar os resultados individuais mediante inser��o do n�mero de inscri��o e senha ou CPF e senha no site do Enem.

Os candidatos que fizeram as prova do Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem), e por alguma raz�o esqueceram de marcar no cart�o-resposta a cor do caderno de provas que recebeu ou a frase que continha em destaque (uma coisa ou a outra) ter� a prova corrigida, segundo informou a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Minist�rio da Educa��o respons�vel pela organiza��o do Enem.
Segundo o edital, a capa do caderno de quest�es possui informa��es sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque. Cabe obrigatoriamente ao candidato marcar nos cart�es-resposta a op��o correspondente � cor da capa do caderno de quest�es. Ele tamb�m deve transcrever nos cart�es-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de quest�es.

O Inep afirma que, se o candidato transcreveu uma das duas op��es (a cor ou a frase da prova), � poss�vel identificar qual cor de prova o candidato realizou, uma vez que para cada cor de prova existe uma frase espec�fica. No caso da prova rosa de domingo, por exemplo, a frase que identifica a cor da prova � "De tudo fica um pouco".

Provas de 2013

As 90 quest�es de ci�ncias humanas e de ci�ncias da natureza aplicadas no s�bado trouxeram perguntas que abordavam globaliza��o, a demarca��o de terras ind�genas, o governo de Juscelino Kubitschek, circuitos el�tricos, qu�mica org�nica e a transmiss�o da rub�ola. Entre os elementos de cultura pop que apareceram nas quest�es estava a can��o "Disneyl�ndia", do grupo Tit�s. Em ci�ncias humanas, os alunos se depararam com diversas charges e cartuns, alguns deles hist�ricos, como um da d�cada de 1930 que falava sobre o voto feminino no Brasil, e outro que ilustrava a �poca do governo de Juscelino Kubitschek, marcada pelo desenvolvimentismo, mas tamb�m pela desigualdade social.

J� em ci�ncias da natureza, a prova do Enem trouxe quest�es cl�ssicas principalmente em f�sica e qu�mica, com problemas que pediam conhecimentos como amperagem e voltagem, e outros exigindo o c�lculo de massa, mol, al�m de outras quest�es de qu�mica org�nica. Em outra quest�o de f�sica, os candidatos tiveram que identificar os diferentes gr�ficos que representavam adequadamente os movimentos de velocidade nas diversas fases da queda de um paraquedista.

A quest�o mais comentada, por�m, foi uma de hist�ria do Brasil que, no texto de uma charge, trouxe a palavra "gasolina" escrita com "z". O MEC explicou que a grafia errada tem um contexto hist�rico e ir�nico, mas a pergunta acabou virando piada no Twitter.
No domingo, a prova de linguagens e c�digos trouxe um texto em ingl�s sobre Steve Jobs, o fundador da empresa de tecnologia Apple, e o candidato tinha de responder qual sua contribui��o para a tecnologia. Em portugu�s, uma das quest�es trouxe um trecho da m�sica "At� Quando" do cantor Gabriel o Pensador. Tamb�m uma das quest�es citava os protestos no Egito e a rela��o deles com a internet. Em matem�tica houve a predomin�ncia de c�lculo de �rea de todos os objetos, c�lculo de tangente, perguntas sobre lucro e porcentagem, com exemplos que traziam o aluno para situa��es da vida real, como calcular o melhor custo/benef�cio ou saber qual empresa deu mais retorno em menos tempo. Conhecimentos mais espec�ficos sobre logaritmo foram requisitados. A maioria das quest�es pedia que o aluno soubesse lidar com convers�o de unidades, de minutos para segundos, de cent�metros para metros, entre outras.

As provas foram consideradas puxadas por estudantes e professores. Segundo eles, nesta edi��o, o Enem ficou "com jeito de vestibular".

A divulga��o do gabarito oficial do Enem 2013, por�m, n�o pode ser usada como base para o c�lculo da nota final dos candidatos. Isso acontece porque a metodologia usada pelo exame leva em considera��o outros fatores, e n�o s� o n�mero de quest�es certas. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) usa um conjunto de c�lculos e probabilidades baseados no tipo de pergunta que o candidato acerta e no desempenho dos demais estudantes. Entenda como � feito esse c�lculo

Reda��o

A prova de reda��o do Enem neste ano teve como tema "Efeitos da implanta��o da Lei Seca no Brasil". O assunto foi considerado por professores como atual, pertinente e adequado ao formato de reda��o do exame. Quatro informa��es serviram como base para a reda��o, duas imagens e dois textos. Uma das imagens ilustrava uma campanha do governo federal defendendo que as pessoas n�o dirijam ap�s beber, e a outra trouxe um infogr�ficos com dados de uma pesquisa sobre os efeitos da campanha na percep��o da popula��o. J� os dois textos eram informativos e traziam dados sobre acidentes de tr�nsito e iniciativas de adapta��o dos bares � nova legisla��o, que entrou em vigor em 2008 e, em 2012, se tornou ainda mais r�gida.

As regras da corre��o da reda��o tamb�m se tornaram ficaram mais duras neste ano. Inser��o de trechos indevidos, como receitas de macarr�o e hinos de times de futebol, que fogem ao tema, poder�o resultar em nota zero para o candidato. A altera��o, inclusive, est� expl�cita no edital da prova, ao contr�rio das edi��es anteriores.

Al�m disso, o limite para a discrep�ncia entre as duas notas dos corretores foi reduzido. Neste ano, todas as reda��es do Enem ser�o corrigidas por pelo menos duas pessoas. Todas as vezes que as duas notas tiverem uma diferen�a de mais de 100 pontos, um terceiro avaliador corrigir� a prova para que se chegue � nota final. No ano passado, essa toler�ncia era de 200 pontos. Se a nota em um das cinco compet�ncias (que vai de 0 a 200) tiver discrep�ncia de 80 pontos, a reda��o tamb�m ir� para o tercerio corretor.

Por causa da mudan�a, a estimativa do governo � de um aumento no n�mero de reda��es que passem pela terceira corre��o. Em 2012, 21% das provas estiveram nessa situa��o. Agora, ele afirma que essa porcentagem chegue a um ter�o. Para garantir uma corre��o mais rigorosa, houve um aumento no n�mero de corretores de 5.692 para uma quantidade prevista de 8.400 segundo o Inep. O n�mero de supervisores tamb�m subiu, de 234 para 280, e 35 coordenadores dever�o liderar o processo de avalia��o.

Ap�s a fase de corre��o, as reda��es estar�o dispon�veis para visualiza��o na p�gina do Inep na internet, mas segundo o edital, seu uso ser� apenas para fins pedag�gicos. Os estudantes ter�o acesso com a senha pessoal gerada no momento em que fizeram a inscri��o para o exame. Ainda n�o h� data para essa divulga��o.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir