Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 31-10-2013

Drogas Ilícitas , Armas de Fogo e Criminalidade Infanto-Juvenil

Drogas Ilícitas , Armas de Fogo e Criminalidade Infanto-Juvenil

Por Carlos Eduardo Rios do Amaral

Não é novidade para ninguém que a sociedade civil e o Poder Público estão perdendo a guerra contra o narcotráfico e o consumo de drogas ilícitas. A droga e seus mercadores da morte, armados até os dentes, estão por toda parte. E a clientela não para de crescer, sempre renovada por novos desvairados.

Seduzidos pelo tráfico e o – aparente – ganho de dinheiro fácil e prestígio na comunidade local, crianças e adolescentes da periferia das grandes Cidades há muito tempo já trocaram pipas e bolas de futebol por papelotes de cocaína e pistolas de grosso calibre.

Se há alguns anos crianças e adolescentes eram vistos como aviões ou olheiros de bocas-de-fumo comandadas por adultos, hoje, a perda da infância, ocasionada pela completa ausência de uma estrutura familiar e de uma combalida política pública de enfrentamento ao tráfico de entorpecentes, tornou esses menores muitas vezes protagonistas desse funesto empreendimento.

É inaceitável em termos numéricos os muitos milhares de toneladas de drogas ilícitas e a vastidão de armas de fogo ilegais, muitas de uso restrito, que entram em território nacional, percorrendo longas distâncias em nossas rodovias federais e estaduais, de nossas fronteiras marítimas e terrestres até a esquina de nossas casas.

Não há outra alternativa, o futuro de nosso País são as crianças e adolescentes de nosso presente. Essas mesmas crianças que hoje abandonam seus estudos e seus lares para se dedicarem ao tráfico de drogas ilícitas, trocando tiros com a polícia e quadrilhas rivais, vivendo clandestinamente em suas comunidades. Para depois terem seus jovens corpos retirados de gavetões de departamentos médico-legais pela mãe ou serem sepultados como indigentes.

Deve toda a sociedade brasileira, sem isentar o Poder Público, aproveitando as recentes ondas das manifestações populares nas ruas, de muito ativismo e protestos, refletir a respeito das consequências da produção, consumo e venda de drogas ilícitas e contrabando de armas de fogo sobre a formação de nossas crianças e adolescentes. Certamente, esse é um problema de todos, que aflige o Brasil, devendo constituir nossa pauta prioritária de preservação dos direitos humanos.

_________________

Carlos Eduardo Rios do Amaral é Defensor Público do Estado do Espírito Santo, Titular da Defensoria da Infância e da Juventude na Comarca de Vila Velha.



Fonte: O Autor
 
Por:  Carlos Eduardo Rios do Amaral    |      Imprimir