Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-11-2013

Trio de alpinistas encara riscos de paredão de gelo no Canadá
Foto impressionante mostra um dos aventureiros pendurado no gelo. Real Big Drip, nas Rochosas Canadenses, é formada por gelo do Neolítico.
Trio de alpinistas encara riscos de paredão de gelo no Canadá
Foto: g1.globo.com

Alpinistas enfrentaram nesta semana um desafio impressionante nas Rochosas Canadenses, escalando uma parede de gelo sob o risco de desabar diante de qualquer rachadura. Jen Olson, Jon Walsh e Magda Kosior subiram pelo paredão conhecido como Real Big Drip (algo como "Gotejamento Realmente Grande", em tradução livre).

Cada escalada leva de 4 a 6 horas e requer muita concentração do trio diante dos riscos. Durante a subida, registrada nesta segunda-feira (4), eles ficaram vulneráveis a pedaços de gelo que se soltam da parede, a cortar as próprias cordas com os equipamentos afiados para cravar o gelo, a mudanças drásticas de temperatura e até mesmo a avalanches. Fotos do desafio foram divulgadas na quarta (6).

Segundo a agência Caters, o paredão é composto de inúmeras estalactites e estalagmites de gelo do Neolítico, em uma formação que lembra o desenho de uma adaga, a aproximadamente 200 metros do chão.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir