Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-11-2013

Autismo pode ser identificado nos primeiros meses de vida, diz estudo
Cientistas identificaram contato visual reduzido em rec�m-nascidos posteriormente diagnosticados com o transtorno.
Autismo pode ser identificado nos primeiros meses de vida, diz estudo
Foto: g1.globo.com

Uma pesquisa conduzida por cientistas americanos sugere que o autismo, disfun��o que afeta a capacidade de socializa��o do indiv�duo, pode ser identificado em beb�s com at� dois meses de vida.

Os estudiosos analisaram o olhar das crian�as, do nascimento at� os tr�s anos, em dire��o aos rostos de outras pessoas .

Eles descobriram que as crian�as posteriormente diagnosticadas com autismo mantinham, um contato visual reduzido - uma das marcas do transtorno - nos primeiros meses de vida.
A pesquisa, publicada na "Nature", aumentou as esperan�as de que o autismo seja tratado mais precocemente, afirmou um cientista brit�nico.

No estudo, pesquisadores liderados pela Escola de Medicina da Emory University em Atlanta, nos Estados Unidos, usaram uma tecnologia de rastreamento visual para medir a forma como os beb�s olhavam e respondiam a est�mulos sociais.

Eles conclu�ram que as crian�as posteriormente diagnosticadas com autismo mostraram um decl�nio gradativo na capacidade de manter um contato visual constante com os olhos de outras pessoas a partir da idade de dois meses, quando come�aram a assistir v�deos de intera��es humanas.

O coordenador da pesquisa, Warren Jones, disse � BBC News que foi a primeira vez que "foi poss�vel detectar alguns sinais de autismo nos primeiros meses de vida". "Estes s�o os primeiros sinais de autismo j� observados".

Metodologia

O estudo acompanhou 59 crian�as que tinham um alto risco de autismo por terem irm�os com a doen�a, e 51 crian�as de baixo risco. Jones e seu colega Ami Klin examinaram as crian�as at� completarem tr�s anos, quando as crian�as voltaram a ser formalmente avaliadas quanto � doen�a.

Treze das crian�as (11 meninos e duas meninas) foram diagnosticadas com transtornos do espectro do autismo - uma s�rie de dist�rbios que inclui o autismo e s�ndrome de Asperger.
Os pesquisadores, ent�o, voltaram a observar os dados de rastreamento ocular dos pacientes e fizeram uma descoberta surpreendente. "Em crian�as com autismo, o contato visual j� est� em decl�nio nos primeiros seis meses de vida", disse Jones.

Jones acrescentou, entretanto, que tal quadro s� pode ser observado com tecnologia sofisticada e n�o seria vis�vel para os pais.

Para Deborah Riby, do departamento de psicologia da Universidade de Durham, o estudo proporcionou uma an�lise sobre o tempo de aten��o social, at�pica em crian�as que tendem a desenvolver autismo. "Esses marcadores precoces s�o extremamente importantes para identificar brevemente os primeiros tra�os de autismo. Dessa forma, temos a capacidade de aprimorar o tratamento", disse Riby.
Mais pesquisas
Caroline Hattersley, diretora de informa��o, aconselhamento e apoio da National Autistic Society, baseada no Reino Unido, disse que a pesquisa foi "baseada em uma amostra muito pequena e precisa ser replicada em uma escala muito maior antes de podermos tirar quaisquer conclus�es concretas". "O autismo � um transtorno muito complexo", disse.

"N�o h� duas pessoas com autismo que s�o iguais, e por isso � necess�ria uma abordagem hol�stica para o diagn�stico, que leve em conta todos os aspectos do comportamento de um indiv�duo. Uma abordagem mais abrangente permite que todas as necessidades do pacientes sejam identificadas". "� vital que todas as pessoas com autismo possam ter acesso a um diagn�stico, pois isso pode ser a chave para uma recupera��o mais r�pida", concluiu.
A pesquisa foi feita em parceria com o Marcus Autism Center e o Childrens Healthcare of Atlanta.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir