Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 18-11-2013

Um bom exemplo de respeito pelas mulheres
Auguste Rodin, certa vez, exclamou que "a civiliza��o � apenas uma camada de pintura que qualquer chuvinha lava".
Um bom exemplo de respeito pelas mulheres

Auguste Rodin, certa vez, exclamou que "a civiliza��o � apenas uma camada de pintura que qualquer chuvinha lava". Frase dura, esta. Fiquei a pensar nela h� poucos dias, ao rever algumas estat�sticas sobre um dos mais antigos e tenebrosos crimes que o ser humano j� concebeu: o estupro.
S� para que se tenha uma id�ia da extens�o do problema, que tal percorrermos rapidamente o planeta? Comecemos pela �frica do Sul, pa�s no qual uma mulher � violentada a cada 26 segundos. Nos EUA, uma a cada 90 segundos. Na Inglaterra, 167 mulheres s�o estupradas por dia, e uma a cada vinte j� foi v�tima deste tipo de crime em algum momento da vida. Na Irlanda, 42% das mulheres sofrem abusos sexuais. Na Fran�a, 25 mil mulheres s�o estupradas a cada ano. E no planeta, em geral, uma em cada cinco mulheres ser� v�tima de estupro em algum momento da vida - algo em torno de espantosos 20%!
O que mais assusta, por�m, � a banaliza��o deste tipo de crime, em contraste com o aparente n�vel de civiliza��o da humanidade. Assim, por exemplo, h� poucos meses noticiou-se a comercializa��o de um videogame no qual o objetivo � estuprar mulheres. N�o causa surpresa, pois, a recente pris�o, nos EUA, de duas crian�as de oito e nove anos de idade, pelo estupro de uma coleguinha de onze anos.
Um outro reflexo desta banaliza��o � a impunidade, fruto das barreiras impostas �s pobres v�timas. Entre o crime e a puni��o h� as barreiras da vergonha, do preconceito, da indiferen�a e at� da descren�a - parece incr�vel, mas muita gente j� come�a a analisar este tipo de delito partindo do pressuposto de que "as v�timas tiveram alguma culpa".
Aos resultados disso tudo: na Austr�lia, estupradores s�o condenados em apenas 1% dos casos. Na Inglaterra, o melhor que se conseguiu foi 5% em alguns lugares do pa�s - na m�dia, o �ndice de condena��es ficou entre 1,6% e 2,9%. Na �frica do Sul apenas 7% dos estupros s�o objeto de pena. E a "medalha de ouro" ficou com a �ustria, pa�s no qual 20% dos estupros resultam em condena��o. Vejam o horror: o "campe�o" s� consegue punir 20% dos crimes!
Diante deste quadro, mais e mais mulheres simplesmente preferem sufocar a dor aguda que este tipo de crime causa no recato de suas mentes - que jamais voltar�o a ser as mesmas. Assim, 47% das mulheres eg�pcias nunca procuraram as autoridades. No Chile, apenas 3% das v�timas denunciam a viola��o de que foram v�timas. Nos EUA, n�o mais que 16%. No Bangladesh, 68% das v�timas preferem o sil�ncio. Na Irlanda, 80%. Na R�ssia, 40%. E no Reino Unido, 87% das mulheres violadas nunca denunciaram os crimes de que foram v�timas na pol�cia.
� diante deste quadro pavoroso que aplaudimos, vivamente, a iniciativa da pol�cia inglesa de oferecer treinamento psicol�gico aos agentes encarregados de combater os crimes sexuais. Eles aprender�o sobre os efeitos que este tipo de crime causa nas mentes das mulheres. Ter�o aulas sobre como atender as v�timas humana e eficientemente em um momento de grande trauma e fragilidade. Receber�o instru��es at� mesmo sobre como livrar-se de preconceitos e julgamentos antecipados, que por vezes acabam causando ainda mais dor �s poucas v�timas que ainda se animam em buscar a ajuda do Estado.
Nossos parab�ns aos autores deste belo projeto! Afinal, como dizia Einstein, "alegrar-se com a alegria dos outros e sofrer com seus sofrimentos s�o os melhores guias para os homens".

Fonte: O Autor
 
Por:  Pedro Valls Feu Rosa    |      Imprimir