Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-11-2013

Jovens brasileiros trocam Facebook por aplicativos de mensagens
Site deixa de ser elo entre amigos, dizem adolescentes do Brasil ao G1. Executivo da empresa admite que, nos EUA, jovem n�o � mais t�o ass�duo.
Jovens brasileiros trocam Facebook por aplicativos de mensagens
Foto: g1.globo.com

Executivos do Facebook come�am a demonstrar preocupa��o porque os jovens dos Estados Unidos j� n�o entram todo dia na rede social, fato exposto na divulga��o do resultado financeiro no dia 30 de outubro. O Brasil parece seguir a mesma tend�ncia.

"Eu n�o gosto mais do "Face", perdi a vontade de usar. Eu comecei a achar as mesmas coisas dele, mas em outros lugares", diz a estudante Manuela Borchardt, de 15 anos, tr�s de Facebook, que mora em S�o Paulo.
Redes como Instagram, Twitter e aplicativos de mensagens como WhatsApp est�o entre os favoritos nas telas dos smartphones dos adolescentes.

Adolescentes de tr�s estados brasileiros ouvidos pelo G1 contam que continuam curtindo o Facebook, mas como ferramenta de estudos, para acompanhamento de provas e trabahos escolares, e raramente como divers�o. "Eu usava mais para lazer, mas vem diminuindo mesmo. Agora com o Instagram, quem vai colocar foto no Facebook? Mas eu percebo que isso vem me ajudando na escola", diz Beatriz Bechelli, estudante de 17 anos, de S�o Paulo, citando a rede social de fotos comprada pelo pr�prio Facebook em 2012.

"Eu acho que � uma coisa mais utilit�ria, tanto como acender ou apagar a luz", palpita Jo�o Pedro Santana Macedo, de 16 anos, que mora em S�o Paulo. "Esse � o lado bom: quando eu preciso fazer algum trabalho", complementa Giovanna de C�ssia Gregodutti, de 13 anos, que tamb�m � da capital paulista.
Enquanto os estudos ficam na rede de Mark Zuckerberg, o lado mais social dos jovens se concentra nos aplicativos, especialmente os apps de mensagens como o WhatsApp e o Snapchat. At� o Twitter, apesar da limita��o de caracteres, � uma op��o entre os jovens entrevistados.
O Facebook evitou comentar se a fuga de usu�rios jovens que ocorre nos EUA se repete no Brasil e, como disse o diretor David Ebersman durante a divulga��o do balan�o da empresa em outubro, a empresa trabalha para garantir o "engajamento para p�blicos de todas as idades".
Os jovens, por�m, s�o os usu�rios que apontam tend�ncias na rede. No Brasil, isso � ainda mais cr�tico, j� que o pa�s tem a segunda maior popula��o de adolescentes no Facebook, com 12,2 milh�es de usu�rios com idade de 13 a 17 anos, ou pouco mais de 14% dos 86 milh�es de membros da rede social. O G1 conversou com 11 jovens brasileiros nesta faixa et�ria sobre uso de ferramentas sociais no dia a dia.
Privacidade
"Apesar de o Facebook ter virado quase uma extens�o da sua vida, as pessoas perderam a no��o do que � p�blico e do que � privado", analisa Beatriz. "Acho que a gente est� usando [o Facebook] porque todo mundo tem e � uma maneira de juntar todas as plataformas, mas eu uso s� para a escola e para meus interesses pessoais", afirma a jovem que deseja estudar fora do pa�s e encontra na rede social pessoas que j� passaram pela experi�ncia.

Larissa Nogueira Reis, de 16 anos, tamb�m de S�o Paulo, diz que o que a incomoda � o lado artificial dos usu�rios aflorado no site. "As pessoas ficam postando fotos como se a vida fosse uma maravilha. Outro dia eu vi uma foto de um casal e parecia que estava tudo bem, mas logo depois eles se separaram."

"Tem gente desconhecida que eu n�o adicionei e fica comentando e curtindo minhas coisas. Postei uma foto e um cara que eu n�o conhe�o comentou "linda", diz Giovanna de C�ssia.

O paulistano, Marcos Rossini Diniz, de 13 anos, tamb�m reclama da exibi��o em sua "timeline" de postagens de pessoas que n�o s�o seus contatos. "N�o s�o meus amigos, mas pessoas de p�ginas que eu curto e eu acabo recebendo esses textos e v�deos."

Para n�o enfrentar esses dissabores, os jovens preferem ter cada vez mais na ponta dos dedos aplicativos espec�ficos para bater papo com os amigos. "Eu tenho muitos amigos que est�o saindo do Facebook e est�o preferindo outros apps como o WhatsApp, o Instagram e o Twitter", diz Giovanna.
"Muita gente est� deixando de usar o Facebook pra usar esses aplicativos, mas quem n�o tem smartphone vai usar o Facebook", diz o ga�cho Caio Menezes, de 13 anos. Larissa Silva Faria, de 16 anos, tamb�m de S�o Paulo, diz preferir o WhatsApp, mesmo tamb�m tendo instalado no celular o aplicativo de mensagens do Facebook. "� mais pr�tico, mais simples e trava menos."
Fuga de jovens
Na avalia��o dos criadores do aplicativo WeChat, concorrente do WhatsApp, os adolescentes, em geral, buscam ferramentas de comunica��o r�pida.

"Os jovens est�o buscando alternativas �geis e pr�ticas para comunica��o, que tenham mais funcionalidades e proporcionem uma boa experi�ncia ao usu�rio, algo mais completo que uma rede social e que ofere�a intera��o com seus contatos", disse Katie Lee, executiva do WeChat, em entrevista por e-mail.
O paraense Jo�o Manoel Chagas, de 13 anos, lista ainda o Skype, que usa para falar com pessoas que conhece em jogos on-line. Segundo o jovem, com a possibilidade de ter conversas "cara a cara", "no Skype voc� pode descobrir se a pessoa tem um car�ter bom. No Facebook, a pessoa pode falar bem, mas ter um comportamento totalmente diferente das redes sociais".

Para Staci Youn, gerente de comunica��es do LINE, aplicativo de mensagens que tamb�m disputa espa�o com WhatsApp e WeChat, a debandada dos jovens rumo aos apps de bate papo ocorre no mundo todo.

"Apenas olhando para o crescimento global de novos usu�rios no mundo todo e para outros apps de mensagens ganhando tra��o globalmente, podemos dizer que � um fen�meno global", avalia.
Com 280 milh�es de usu�rios no mundo todo, o LINE, de origem asi�tica, privilegia o envio de desenhos e anima��es para sinalizar emo��es, algo que o pr�prio Facebook come�ou a adotar. "Enxergamos o mercado brasileiro como um impulsionador de tend�ncias em muitos aspectos", afirma.
Alessandra Paletta Giner, de 16 anos, diz usar o WhatsApp "todas as horas em que est� acordada" e afirma que o Facebook est� um "pouco chato", mas h� o lado positivo. "O neg�cio de voc� postar foto e v�deo do que voc� quiser � muito bom. � o �nico que une tudo", diz.
Na vis�o da jovem, a necessidade de respostas r�pidas pode ser o motivo pelo qual os adolescentes est�o se afastando do Facebook. "A minha idade � uma idade que quer, tipo, tudo na hora. Se mandar um e-mail, a chance de algu�m te responder em um minuto � muito pequena. Ent�o, se voc� mandar alguma coisa que pode esperar at� amanh�, para algu�m da minha idade, � melhor nem mandar", conclui.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir