Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-11-2013

Após implosão, limpeza de entulhos da Perimetral começa nesta segunda
Trabalho deve durar três meses; grande parte do concreto será reciclado. Próximo trecho de elevado na Zona Portuária do Rio será demolido em 2014.
Após implosão, limpeza de entulhos da Perimetral começa nesta segunda
Foto: g1.globo.com

Após a implosão de um trecho do Elevado da Perimetral, na Zona Portuária do Rio, no domingo (24), equipes da Prefeitura e da empresa contratada para obras do Porto vão recolher, a partir da noite desta segunda-feira (25), o entulho gerado na demolição . O trabalho deve durar três meses, conforme mostrou o Bom Dia Rio.
Grande parte do concreto será reciclado e usado em obras de pavimentação da própria Zona Portuária da cidade. Segundo a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região (Cdurp), a limpeza contará com seis equipes que irão atuar em diferentes pontos.
"As equipes vão entrar concluindo a demolição da estrutura. A empresa vencedora do leilão de compra das vigas começa a retirar esses escombros e todo esse material de concreto, que também será reciclado. A medida em que a área for ficando limpa, as obras de infraestrutura também já tem início na sequência. Nós vamos dar prioridade as obras de desague da drenagem e também do emboque do túnel da via expressa que é para garantir que a gente cumpra nosso cronograma de evolução para esta nova via expressa para cidade que é para final de 2015 e início de 2016", explicou Alberto Silva, presidente da Cdurp, que acrescentou ainda que o próximo trecho a ser demolido é da Rua Pereira Reis até a Rodoviária Novo Rio, no início de 2014.
Ainda segundo Alberto, 384 vigas que faziam parte da estrutura da Perimetral já foram leiloadas e as outras foram vendidas e devem ser retiradas pela empresa responsável.
Vidros quebrados
De acordo com a concessionária Porto Novo, duas janelas do prédio da 2ª Vara da Infância e da Juventude, na Avenida Rodrigues Alves, foram danificadas com a implosão. A Porto Novo informou ainda que já contratou um serviço e o reparo será feito ainda nesta segunda.
Implosão em cinco segundos
Na manhã de domingo, em cinco segundos, cerca de um quarto do Elevado da Perimetral foi implodido e veio abaixo. Ao todo, 1,2 mil quilos de dinamite implodiram pilastras que sustentavam o trecho de pouco mais de um quilômetro do elevado, da Avenida Professor Pereira Reis até a Rua Silvino Montenegro.
A demolição faz parte do projeto de revitalização da degradada Zona Portuária. Até 2015, um túnel vai substituir a Perimetral. A Rodrigues Alves será uma via expressa, sem sinais ou pontos de ônibus.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir