Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 25-11-2013

As placas de um mundo muito doido

As placas de um mundo muito doido

Dizem alguns que uma placa de aviso � um simples objeto de madeira ou metal, pendurado ou espetado em algum local, com o objetivo de orientar os humanos. Eu discordo. Placas de aviso s�o muito mais do que isso. Arrisco dizer serem o retrato fiel do estado de esp�rito de uma civiliza��o!
Vejamos, por exemplo, uma placa colocada ao lado de uma rua de Santa Rosa, na California (EUA): "Perigo. Cuidado com a Pol�cia. Os agentes do xerife est�o cometendo crimes nesta �rea". N�o menos sugestiva � uma placa afixada diante de uma reparti��o p�blica da cidade de Chennai Docks (�ndia): "Por favor, n�o corrompa ningu�m".
E as placas de tr�nsito? Em Devore, na California (EUA), uma delas, colocada diante de um estacionamento destinado a deficientes f�sicos, trazia uma amea�adora mensagem: "se voc� estacionou aqui sem ser deficiente, pode ser que seja ao sair". N�o menos horripilante � um aviso colocado diante de um estacionamento de Hazyview: "Somente para alem�es. Outros levar�o tiro".
H� tamb�m aquelas placas destinadas a poupar vidas. Que o digam os habitantes da cidade de Uttaranchal, na �ndia, cidade na qual existe uma placa com os seguintes dizeres: "O rio Ramganga � habitado por crocodilos. Nadar � proibido. Os sobreviventes ser�o processados". Falando em nata��o, em Siem Reap, no Camboja, h� uma placa dizendo "n�o nade se voc� n�o souber nadar".
Tamb�m � para os nadadores a placa colocada em uma praia de Sister Bay (EUA): "n�o se afogue". N�o menos curiosa � uma outra, colocada sobre uma ponte da cidade de Amador County, na California (EUA): "Rio seco. N�o mergulhe". E h� tamb�m uma importante placa localizada no Colorado (EUA), alertando o p�blico daquele Estado que "em caso de enchente deve-se procurar um lugar alto".
Existem tamb�m as placas confusas. Come�o por uma localizada na entrada de um clube de Bristol, na Inglaterra: "se voc� aparentar ter menos de 21 anos, ser� convidado a provar ter mais de 18". J� no Colorado (EUA), uma placa colocada em um parque proibia a entrada de "loucos de qualquer tipo". Complementa-a uma outra localizada em Hermanus, na �frica do Sul, segundo a qual "estupidez n�o � doen�a".
De toda sorte, voltando aos confusos do planeta, em Oxford, na Inglaterra, h� uma placa avisando que "as escadas n�o s�o adequadas para usu�rios de cadeiras de rodas". E em Beijing (China) uma outra aconselhava as pessoas a "cuidarem bem de suas propriedades pessoais em caso de perda". Vem da mesma cidade uma n�o menos curiosa placa, colocada na entrada de um clube: "proibido entrar com drogas e armas nucleares". J� em Milford, na Pensilv�nia (EUA), uma outra avisa: "Cemit�rio. Proibido ca�ar".
N�o menos curiosa � uma placa colocada no sistema de transporte p�blico de Atenas, na Gr�cia, informando que nos hor�rios de pico "pode ser necess�rio que voc� deixe outras pessoas sentarem em seu colo".
Concluo com aquelas placas sombrias e tenebrosas. Nesta categoria merece destaque uma, localizada em Knysna, na �frica do Sul, que, exibindo uma pavorosa caveira no centro, avisa: "H� vida ap�s a morte? Passe daqui e descubra". Mas talvez a pior de todas venha de Washington Island (EUA). Colocou-se uma placa diante de um terreno particular, com o aviso de que "invasores ser�o estuprados".
Diante de todas estas placas fico a pensar em uma frase atribu�da a William Shakespeare: "� uma infelicidade da �poca que os doidos guiem os cegos".

Fonte: O Autor
 
Por:  Pedro Valls Feu Rosa    |      Imprimir