Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-11-2013

Fernanda Montenegro leva Emmy e agradece diretores de Doce
Ela � a 1� brasileira a receber o pr�mio de melhor atriz no "Oscar da TV". Fernanda interpretou Dona Picucha, vi�va de 85 anos que quer se casar.
Fernanda Montenegro leva Emmy e agradece diretores de Doce
Foto: g1.globo.com

Fernanda Montenegro venceu o 41� Emmy Internacional, considerado o Oscar da televis�o mundial, na categoria melhor atriz por sua atua��o no especial de fim de ano "Doce de m�e", da TV Globo. Segundo o site oficial da premia��o, Fernanda � a primeira brasileira a receber o pr�mio.
Fernanda concorreu com a chinesa Li Sun, de "The Back Palace: Legend of Zhen Huan"; com a brit�nica Sheridan Smith, de "Mrs. Biggs"; e com a sueca Lotta Tejle, de "30 Degrees in February". A cerim�nia de premia��o aconteceu na segunda-feira (25), em Nova York, nos Estados Unidos.
"Gostaria de dividir este Emmy com meus queridos diretores, Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, e com todo o elenco, meus amigos, maravilhosos e estupendos atores do Brasil. Muito obrigado", disse a atriz, visivelmente emocionada, usando um elegante vestido preto de veludo. "Achava-me fora do p�reo. Eu vim tranquila porque achava que n�o iria acontecer nada. Agora eu estou nervosa (...) Estou feliz", afirmou Fernanda ap�s receber o pr�mio.

Vi�va que vai casar
Em "Doce de m�e", a atriz interpreta Dona Picucha, uma vi�va de 85 anos que anuncia para seus quatro filhos que quer se casar. Ela encara a vida com bom humor e sabe tirar proveito de todas as dificuldades que enfrenta. Em declara��es � ag�ncia "EFE", a atriz reconheceu que o segredo da personagem que interpretou, com grande satisfa��o, � que ela representa "uma li��o de vida, sobre como envelhecer sem muito drama e com muito senso de humor".
"N�o � boba, nem louca, � simplesmente uma mulher consciente de sua idade que continua achando gra�a da vida", disse ela sobre a personagem Dona Picucha.
"� o reconhecimento de uma estrela maior da nossa cultura. � a nossa dama maior do teatro, da TV e do cinema brasileiro. E justamente recebeu essa homenagem e reconhecimento internacional", afirmou Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Rede Globo.
Fernanda Montenegro nasceu em 1929 no Rio de Janeiro. Come�ou a atuar nos anos 1940, adaptando obras de teatro para o r�dio e, desde ent�o, manteve uma trajet�ria art�stica no pa�s, rejeitando todas as ofertas de Hollywood. A respeito disso, ficou famosa pelas frases: "meu ingl�s n�o � bom, mas minha alma � melhor" e "no Brasil tenho uma carreira, nos Estados Unidos tenho um sotaque".
Um dos grandes nomes da teledramaturgia e do teatro no Brasil, Fernanda Montenegro foi a �nica brasileira j� indicada ao Oscar de melhor atriz, pelo seu trabalho no filme "Central do Brasil", de 1999. Al�m do Emmy Internacional, Fernanda j� foi vencedora do Urso de Prata do Festival de Cinema de Berlim, da Concha de Prata do Festival de San Sebasti�n e do Grande Pr�mio do Cinema Brasileiro, entre outros.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir