Categoria Policia  Noticia Atualizada em 27-11-2013

Motoristas de van complicam o trânsito na Barra da Tijuca, Rio
Donos de vans protestam contra regras do Serviço de Transporte Público Local. Pista lateral da Avenida das Américas está parcialmente interditada.
Motoristas de van complicam o trânsito na Barra da Tijuca, Rio
Foto: g1.globo.com

Um protesto de motoristas de van provocava um grande congestionamento em diversas vias da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, por volta das 11h desta quarta-feira (27). No mesmo horário, eles seguiam pela Avenida das Américas, na altura do supermercado Carrefour, no sentido Recreio. Segundo o Centro de Operações Rio, a pista lateral da via estava parcialmente interditada ao tráfego.
Às 7h30, os motoristas chegaram a bloquear o acesso ao Terminal da Alvorada. Os trabalhadores do transporte alternativo protestam contra as novas regras do Serviço de Transporte Público Local.

Segundo eles, o STPL fere a lei 3360, de janeiro de 2002, que instituiu o Serviço de Transporte Urbano Especial Complementar de Passageiros por veículos de baixa capacidade de transporte de passageiros
Na manhã desta quarta, a Coordenadoria Especial de Transporte Complementar afirmou que o processo de licitação, que foi aberto no final do ano passado para reordenar o sistema de transporte complementar no município, não sofrerá alterações e que o cronograma está mantido. Sobre os protestos que estão sendo realizados, inclusive o desta quarta, a coordenadoria entende se tratar de um caso de Segurança Pública e da Polícia Militar.
A empregada doméstica Margareth Paulo esperou o ônibus por mais de uma hora e meia. Ela trabalha no Recreio dos Bandeirantes e contou que não apoia a manifestação. "Isso é um absurdo. Nós, trabalhadores honestos, não temos nada a ver com isso e acabamos pagando o pato. Meu ônibus o 808 costuma passar em 15 minutos e estou aqui há mais de uma hora esperando. Já tentei avisar a minha patroa mas nao consigo. Vou ter que voltar pra casa", desabafou.
Cerca de 30 motoristas protestam contra as novas regras do STPL e pedem o direito de trabalhar em rotas alternativas na região de Jacarepaguá, onde o sistema foi implementado há cerca de um mês, até janeiro de 2014.
Segundo eles, o novo decreto municipal fere a lei 3360. "Nós queremos trabalhar com dignidade e honestidade. Dependemos deste dinheiro para comer e dar sustento para a nossa família", afirmou o motorista.
Na segunda-feira (25), o grupo fez um ato em frente ao prédio do governador Sérgio Cabral. Apesar do decreto ser municipal, o objetivo da categoria era conversar com o governador para que ele intercedesse junto ao prefeito Eduardo Paes.
Desde o dia 16, apenas as vans do STPL passaram a poder circular nos bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. A coordenadoria vem realizando diversas operações na região. Até o momento, 174 veículos foram lacrados, 245 removidos e outros 1333 autuados por diferentes irregularidades.
Na área da AP4 ( Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes) o processo de substituição do antigo Transporte Especial Complementar (TEC) para o novo Sistema de Transporte Público Local (STPL) foi feito em cinco etapas e terminou no dia 9. Foram implementadas 18 linhas na região, totalizando 392 vans aptas a circular no STPL. Confira as linhas e o cronograma de implantação abaixo:
12/10
linha 2 - Taquara (Merck) x Center Shopping (via Retiro dos Artistas) circular.
linha 3 - Taquara (Merck) x Center Shopping (via Nelson Cardoso) circular.
linha 4 - Taquara (Merck) x Center Shopping (via Rua Mirataia) circular.

19/10
linha 17 - Estrada Pacuí x Recreio (via Estr. Vereador Alceu de Carvalho) circular.
linha 18 - Estrada do Sacarrão x Recreio (via Estr. Vereador Alceu de Carvalho) circular.

26/10
linha 1 - Sertão x Freguesia (circular).
linha 16 - Gardênia Azul x Pechincha (circular).

02/11
linha 5 - Boiúna x Taquara (circular).
linha 6 - Jordão x Taquara (via Praça Jauru) circular.
linha 7 - Jordão x Taquara (via Atininga) circular.
linha 8 - Hospital Santa Maria x Taquara (circular).

09/11
linha 9 - Estrada da Ligação x Taquara (circular).
linha 10 - Teixeira x Taquara (circular).
linha 11 - Pau da Fome x Taquara (circular).
linha 12 - Santa Efigênia x Largo da Taquara (circular).
linha 13 - Cidade de Deus x Largo da Taquara (circular).
linha 14 - Cidade de Deus x Largo da Taquara (via Edgard Werneck). circular
linha 15 - Gardênia Azul x Freguesia (circular).
Acesse o Radar G1 e saiba como está o trânsito no Rio de Janeiro agora, com câmeras nas principais vias e indicações de onde o fluxo de carros está lento, intenso ou livre. Tenha o Radar G1 também no seu celular. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na App Store e no Google Play.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir