Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 28-11-2013

Chuva alaga casas e deixa moradores desalojados em Boa Vista
Casas ficaram destru�das com a chuva da madrugada desta quinta (28). Em protesto, moradores relataram que os preju�zos foram incalcul�veis.
Chuva alaga casas e deixa moradores desalojados em Boa Vista
Foto: g1.globo.com

Preju�zo total. Esta � a realidade de mais de 20 fam�lias que moram em um trecho da Avenida Nossa Senhora da Consolata, no Bairro S�o Vicente, zona Sul de Boa Vista. Segundo os moradores, a chuva come�ou por volta das 2h da madrugada, mas a alaga��o dentro das resid�ncias foi �s 3h. Com a �gua com mais de um metro e meio de altura, as fam�lias come�aram as deixar as casas em busca de ajuda.
Uma das moradoras, relatou com detalhes os momentos em que a �gua come�ou a invadir o apartamento em que mora com o filho. "Quando eu acordei j� estava todo um tumulto e tinha muita �gua invadindo nosso apartamento, estava acima da perna. Foi um desespero total. S� lembrei de chamar meu filho para tentarmos abrir a porta. Quase n�o consegu�amos sair, pois estava tudo revirado, m�veis e eletrodom�sticos", contou a vendedora Rosane Aleixo.
Ela detalhou ainda que agora a situa��o � de muita tristeza diante da destrui��o. "Alguns m�veis chegaram ontem [quarta-feira (27)] e hoje n�o temos mais nada. N�o temos mais roupas, comidas, m�veis. Acabou tudo. Gra�as a Deus temos nossas vidas", ressaltou a mulher.
Idosa tem casa destru�da
Moradores relataram que pessoas tiveram que destelhar as casas para poder sair. Um casal de idosos, que mora h� 23 anos no bairro teve a casa destru�da com a chuva. Dona Maria Teresa, de 75 anos, contou que na hora que a �gua come�ou a invadir a casa, foi um momento de terror.
"N�o pod�amos fazer nada, apenas lutar pela nossa vida. Moro com meu esposo de 75 anos e meu filho, que � deficiente. Gra�as a Deus nada nos aconteceu. Mas os rastros da destrui��o no nosso lar ficaram. Perdi meus documentos e uma quantia que eu estava juntando. Isso tudo � muito triste", detalhou a idosa.
Protesto
Moradores do Bairro S�o Vicente realizaram um ato de protesto com o intuito de reivindicar melhorias para o bairro. Com uma televis�o danificada pela chuva, um deles ficou no meio da rua e simbolizou estar assistindo o hor�rio pol�tico.
Segundo o morador, que ficou em plena chuva protestando, a falta de infraestrutura foi uma das quest�es que influenciou na destrui��o das casas. O Bairro est� localizado em uma �rea central da cidade e nas proximidades de um c�rrego.
"Moro aqui [S�o Vicente] h� dois anos e a situa��o � a mesma. A Prefeitura e a Caer come�aram obras de asfaltamento e esgoto e n�o terminaram. N�s todos os dias "comemos poeira". Falta saneamento b�sico. Precisamos que as autoridades olhem pelo nosso bairro. Precisamos de infraestrutura", enfatizou a moradora Mariana.
Outro bairro
Na zona Central de Boa Vista, a destrui��o tamb�m tomou conta das resid�ncias. Com os port�es quebrados e parte da casa transformada em entulho, a fam�lia da assessora jur�dica Norami Fait�o, contabiliza o preju�zo em torno de R$ 15 mil.
"Come�ou o barulho da chuva, depois foi aumentando com trovoadas e ventanias. Ent�o come�amos a ouvir os estrondos da �gua invadindo a casa e dos m�veis e eletrodom�sticos caindo. Quando fomos ver, a casa estava toda destru�da e com a �gua pelo joelho. N�o tivemos tempo para nada, somente para segurar o que estava ao nosso alcance", relatou.
Com um preju�zo na estrutura da casa e perda total dos m�veis, a moradora destacou que as festas de fim de ano n�o ser�o t�o felizes como a fam�lia imaginava.
"Vamos gastar em torno de R$ 15 mil para reconstruir e mobilhar novamente nossa casa. Registramos um Boletim de Ocorr�ncia no 1� Distrito Policial, para tentarmos alguma solu��o. Com certeza, o nosso Natal, que est�vamos esperando ser bom, ser� diferente, mas gra�as a Deus estamos todos vivos", completou a assessora jur�dica.
A casa da vizinha de Norami tamb�m foi invadida pela chuva. A propriet�ria da resid�ncia, frisou que a fam�lia ainda est� assustada com a trag�dia e n�o acredita no que aconteceu. "Estamos totalmente sem saber o que fazer. Nossa casa est� tomada pela lama, toras de madeira, entulhos e sucatas. O preju�zo material � incont�vel. O vizinho cortou as �rvores e entupiu um bueiro no quintal, isso foi o que ajudou na destrui��o das nossas casas", disse a
professora Gelvanete da Silva de Oliveira.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir