Categoria Economia  Noticia Atualizada em 03-12-2013

Economia brasileira recua 0,5% no terceiro trimestre de 2013, diz IBGE
Foi a primeira queda desde o 1� trimestre de 2009. Agropecu�ria recuou 3,5%; j� ind�stria e setor de servi�os cresceram 0,1%.
Economia brasileira recua 0,5% no terceiro trimestre de 2013, diz IBGE
Foto: g1.globo.com

A economia brasileira recuou 0,5% no terceiro trimestre de 2013, em rela��o aos tr�s meses anteriores, segundo dados divulgados nesta ter�a-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat�stica (IBGE).
Essa foi a primeira queda desde o primeiro trimestre de 2009, quando a baixa fora de 1,6%. O PIB em valores correntes atingiu R$ 1,2 trilh�o de julho a setembro.
O IBGE tamb�m revisou o PIB de 2012 para alta de 1%, abaixo do que a presidente Dilma Rousseff afirmou em entrevista ao jornal espanhol "El Pa�s" no final de novembro. Na ocasi�o, a presidente disse que a economia brasileira havia crescido 1,5% em 2012 ap�s revis�o, acima da alta de 0,9% divulgada pelo IBGE em mar�o.
Na compara��o com o mesmo per�odo de 2012, o aumento foi de 2,2%, abaixo dos 2,5% previstos pelo ministro Guido Mantega na v�spera. Na noite desta segunda-feira (2), sem saber quais n�meros seriam divulgados, o ministro Guido Mantega disse que o PIB deveria ter sofrido "uma parada" no terceiro trimestre, mas que caminhava na dire��o de crescimento maior. Na avalia��o dos analistas, o resultado ficou dentro do que fora estimado.
O destaque neste teceiro trimestre foi para a queda de 3,5% da agropecu�ria. J� a ind�stria e o setor de servi�os mostraram a mesma varia��o, cresceram 0,1%.
No terceiro trimestre, em rela��o ao segundo, a forma��o bruta de capital fixo (investimentos) caiu 2,2% e o consumo das fam�lias, que por muito tempo sustentou as taxas altas de crescimento do PIB brasileiro, avan�ou 1%. J� os gastos de consumo da administra��o p�blica subiram 1,2%. Na an�lise do setor externo, as exporta��es recuaram 1,4% e as importa��es de bens e servi�os, 0,1%.
Compara��o com 2012
Quando os n�meros do terceiro trimestre s�o analisados com os do mesmo per�odo de 2012, os resultados s�o um pouco diferentes. Nessa base de compara��o, a agropecu�ria recuou 1,0% em rela��o a igual per�odo do ano anterior. O IBGE atribuiu o resultado negativo �s quedas nas produ��es de laranja (-14,2%), mandioca (-11,3%) e caf� (-6,9%).
J� a ind�stria mostrou um crescimento ainda maior nesse tipo de compara��o, com alta de 1,9%, puxada pela ind�stria de transforma��o, que avan�ou � mesma taxa, de 1,9%. J� a ind�stria extrativa tamb�m registrou aumento, mas um pouco menor, de 0,7%. De acordo com o IBGE, o resultado foi influenciado pelo aumento da produ��o de m�quinas e equipamentos, m�quinas e aparelhos el�tricos, material eletr�nico, equipamentos m�dico-hospitalares e ind�stria automotiva.
O setor de constru��o civil seguiu o mesmo comportamento e registrou alta de 2,4%, influenciado pelo crescimento do saldo de opera��es de cr�dito do sistema financeiro com recursos direcionados para financiamentos imobili�rios. Eletricidade e g�s, �gua, esgoto e limpeza urbana cresceu 3,7%. O valor adicionado de servi�os aumento 2,2% frente a 2012 e todas as atividades que o comp�em tiveram resultados positivos.
Nessa base de compara��o, os investimentos cresceram 7,3%, com destaque para a produ��o interna de bens de capital.
O consumo das fam�lias aumentou 2,3%, a 40� varia��o positiva seguido nessa base de compara��o, com influ�ncia positiva do aumento dos sal�rios (2,1%) e do saldo de opera��es de cr�dito do sistema financeiro com recursos livres para as pessoas f�sicas (8,1%). O consumo da administra��o p�blica registrou a mesma taxa das despesas das fam�lias, de 2,3%.
No setor externo, as importa��es cresceram mais que as exporta��es: 13,7% contra 3,1%.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir