Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 04-12-2013

ITAPEMIRIM E MARATAÍZES DE HOJE, É KENNEDY DO PASSADO?
Em Marataízes, o final de mandato foi de dar inveja aos inimigos. O prefeito Jander Nunes Vidal ganhou de lavada dos três outros pretendentes ao cargo
ITAPEMIRIM E MARATAÍZES DE HOJE, É KENNEDY DO PASSADO?

Quem imaginaria chegando ao final de 2013 um cenário político administrativo tendo como base o final das gestões em 2012 nos municípios de Marataízes, Itapemirim e Presidente Kennedy.

Em Marataízes, o final de mandato foi de dar inveja aos inimigos. O prefeito Jander Nunes Vidal ganhou de lavada dos três outros pretendentes ao cargo. Jamais em 16 anos de disputada um prefeito ganhou com diferença de 3800 e somando os votos dos três outros, ainda existia uma diferença de 800 votos a favor do tucano.

O que seria um ano tranquilo, começou a pipocar afastamentos judiciais referentes a supostas improbidades administrativas ainda no limiar do começo do seu primeiro mandato, em 2009. Existiam rumores que o cajado iria atingir em cheio a administração tucana. Não deu outra, veio o fatídico afastamento. O golpe final ficou por conta do vice-prefeito Robertino Silva (PT) que detonou todos aliados do prefeito tucano.

No final a declaração mais bombástica foi dada por Dr Jander afirmando se Tininho viesse falar de política o seu posicionamento seria de "rosnar" para o ex-aliado. Em Itapemirim a ex-prefeita Norma Ayub, fez oito anos de governo pautado em obras, modelo já cauterizado do seu marido deputado Ferraço. Foram oito anos de uma aparente tranquilidade. Críticas vinham dos fiéis escudeiros, em sua maioria oriundos de Cachoeiro de Itapemirim, que ocuparam as duas dezenas de secretárias existentes em Itapemirim.

Veio a disputa eleitoral e do alto de sua popularidade, o casal colocou para sua sucessão, dois edis na velha forma de um representando a sede, o escolhido foi o vereador Estevão Silva e outro da República Praiana, do edil Luquinha. A oposição fez o mesmo, Dr Luciano da Vila do Itapemirim e Viviane Peçanha representando o litoral. A disputa só foi decidida na última urna apurada e por minguados 130 votos.

Caiu no colo da dupla vencedora dezenas de cargos com salários convidativos e todos foram chamados para dividir o bolo. O problema não foi de ordem política, o quadro de sinistro que se instalou em Itapemirim. Foram condutas administrativas que levaram aliados a denunciarem supostas irregularidades. Lembrando que a pouco menos de seis meses, somente um edil era oposição ao governo socialista de Dr Luciano.

O final de ano será de lágrimas e rancores difíceis de cicatrizar no município mãe de Marataízes e Presidente Kennedy. Já em Kennedy, o quadro político-administrativo era de incerteza, a figura do interventor remontam ao Estado Novo. No meio desse imbróglio a três dias das eleições teve a candidatura de Reginaldo Quinta cassado pelo justiça.

A jovem prefeita Amanda Quinta que concorreu no lugar do tio, até algumas horas antes do prazo não sabia se seria diplomada. O sinistro das eminências pardas rondavam seu governo. Com personalidade e caráter parafraseando seu nome mandou um recado: Quem manda é Amanda. Teve na figura celebre do José Augusto e outros abnegados a coragem de montar um secretariado técnico em sua maioria compostas por mulheres.

Como ponto de equilíbrio personalidades impar como Toninho Miranda e Murilo Hosken, experientes em seus segmentos. Buscou dialogo direto com a população. Mantêm um canal aberto com a Câmara de Vereadores que apóia seu governo. Realizando e agora executando o Orçamento Participativo, tendo a presença de 3 mil pessoas.

As obras começam a sair do papel pedidas nas plenárias Como diz o ditado: De onde não se esperava é que veio a tranquilidade administrativa-politica para sedimentar 2014.


Fonte: O Autor
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir