Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-12-2013

Mandela será enterrado no dia 15 de dezembro, diz África do Sul
Corpo do ex-presidente será sepultado na vila ancestral de Qunu. Evento em memória do ex-presidente será realizado no dia 10.
Mandela será enterrado no dia 15 de dezembro, diz África do Sul
Foto: g1.globo.com

O enterro do líder sul-africano Nelson Mandela, que morreu nesta quinta-feira (5) aos 95 anos em Pretória, será realizado no dia 15 de dezembro, anunciou o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, nesta sexta-feira (6), segundo a Reuters. A cerminônia oficial em homenagem ao ex-presidente será realizada na próxima terça-feira (10).
O corpo de Mandela será sepultado na vila ancestral de Qunu, em uma propriedade de sua família.
"Vamos dar um funeral de Estado ao ex-presidente Nelson Mandela, e ele será enterrado em 15 de dezembro em Qunu, em Cabo Oriental", disse Zuma, acrescentando que uma cerimônia oficial será realizada em 10 de dezembro no Soccer City, estádio de futebol de Johanesburgo onde ocorreu a final da Copa do Mundo de 2010. O estádio tem capacidade para cerca de 88 mil pessoas.
"Nós iremos trabalhar em conjunto para organizar o funeral mais digno possível para este filho excepcional de nosso país e pai de nossa jovem nação", acrescentou o presidente sul-africano, agradecendo às mensagens de condolências vindas de toda a África do Sul e do mundo inteiro.
Toda a próxima semana foi declarada "semana nacional de luto", começando no domingo (8) com "um dia nacional de orações e reflexões".
O corpo de Mandela ficará exposto em Union Buildings, a sede da presidência, em Pretória, do dia 11 ao 13 de dezembro.
O funeral do líder sul-africano deve entrar para a história como um dos maiores eventos já realizados no continente. A organização necessária para prepará-lo tem sido comparada à abertura e ao encerramento da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, a uma posse presidencial e a uma coroação real – todas juntas.

O evento deve "rivalizar" com o funeral do Papa João Paulo II, em 2005, que contou com a presença de cinco reis, seis rainhas, 70 presidentes e primeiros-ministros, além de 2 milhões de fiéis. O equivalente britânico mais próximo pode ter sido o enterro do chefe de Estado Winston Churchill, em 1965, assinala o "Guardian".
São esperados todos os ex-presidentes americanos ainda vivos, chefes de Estado de todos os lugares do mundo e celebridades que se consideravam próximas a Mandela. A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, também deve participar do funeral.

De acordo com o jornal britânico "The Guardian", tamanho evento demandará um planejamento sem precedentes na África do Sul, no momento em que o país está mergulhado no luto pela perda de seu maior líder.
Os sul-africanos devem homenagear o ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz em todo o país, incluindo o estádio Soccer City de Johannesburgo, onde foi disputada a final da Copa do Mundo de 2010, onde Mandela fez sua última aparição pública.
O Parlamento será convocado durante o período de recesso para uma sessão especial conjunta em homenagem a Mandela.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir