Categoria Policia  Noticia Atualizada em 07-12-2013

PM é condenado a 36 anos de prisão pelo assassinato de juíza no RJ
Ele é o sexto militar condenado pelo crime, ocorrido em agosto de 2011. Justiça determinou, além da prisão, a perda da função pública do acusado.
PM é condenado a 36 anos de prisão pelo assassinato de juíza no RJ
Foto: g1.globo.com

O tenente da Polícia Militar Daniel Santos Benitez Lopez, apontado pelo Ministério Público como um dos mentores do assassinato da juíza Patrícia Acioli, foi condenado na noite desta sexta-feira (6) a 36 anos de prisão em regime fechado. A sentença foi anunciada pela juíza Ana Paula dos Santos, da 3ª Vara Criminal de Niterói no fim da noite, após as sete pessoas que formavam o júri popular considerarem o militar culpado pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e formação de quadrilha armada. A sentença determina ainda a perda da função pública do condenado.

Daniel é o sexto policial militar condenado pela participação no assassinato da magistrada e o que recebeu a maior pena até o momento. Outros cinco ainda aguardam julgamento, previsto para acontecer em abril de 2014. Um deles é o tenente-coronel Cláudio Oliveira, acusado pelo MP de ser o mandante do crime. A magistrada foi executada em uma emboscada montada na porta da casa dela, em Niterói, em agosto de 2011.

Durante o interrogatório, Daniel negou participação no caso. Ele procurou reforçar a tese de que não teria motivos para colaborar com a morte da juíza. Exaltou sua atuação na PM, destacando apreensões realizadas pela sua equipe em São Gonçalo, e afirmou nunca ter recebido dinheiro do tráfico ou ter praticado extorsões.

Júri tumultuado

A chegada de familiares do tenente Daniel Santos Benitez Lopez, acusado de planejar a morte da juíza Patrícia Acioli, ao 3º Tribunal do Júri de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, foi marcada por confusão nesta sexta-feira (6).

A avó do policial, cujo nome não foi divulgado, estava sentada em uma das primeiras fileiras da sala de audiência, acompanhada de outro familiar de Benitez, que agrediu dois cinegrafistas. O tumulto começou quando os profissionais de imprensa tentaram se aproximar dos familiares para filmá-los. O homem, então, atingiu um deles com um soco e tentou chutar outro, dando início a uma briga dentro do tribunal.

A Polícia Militar (PM), que reforçou a segurança para a realização do julgamento, interveio e retirou os envolvidos da sala de audiência. Devido à confusão, a sessão que estava prevista para começar às 8h foi iniciada apenas às 10h50, de acordo com o Tribunal de Justiça do Rio.

Após a confusão, Daniel simulou um princípio de enfarte e recebeu atendimento médico. Mas, um policial militar avisou à juíza Ana Paula dos Santos que o réu estava fingindo. A magistrada, então, manteve o julgamento.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir