Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-12-2013

Paulinha revela segredo de sua dieta: "Comer é um vício. Tratei como vício"
Ex-BBB, que perdeu 35 quilos em oito meses, relembra os altos e baixos do processo e comemora o sucesso: "Nem minha mãe acreditou".
Paulinha revela segredo de sua dieta:
Foto: ego.globo.com

A sinceridade de Paula Leite somada – ou seria subtraída? – aos 35 quilos que emagreceu talvez expliquem o sucesso da roraimense nas redes sociais. A ex-BBB, que participou da 11ª edição do "Big Brother Brasil" e ficou conhecida por ser a primeira participante gordinha do reality show, conta hoje com 63 mil seguidores no Twitter, 31 mil no Instagram e 5 mil amigos no Facebook. Isso tudo fora os dez "grupos de apoio" que a loira mantém com cerca de 50 mulheres em cada chat do Whats App.

Nas salas de bate-papo virtual, Paulinha dá dicas e incentiva centenas de mulheres que lutam contra a balança assim como ela e, claro, querem saber o segredo para perder tanto peso. "Eu entendo as pessoas quererem saber a minha dieta porque elas me viram gorda, então é real", conta Paulinha, que posou para o EGO de biquíni na praia do Recreio, Zona Oeste do Rio.

A ex-BBB - que hoje vive da renda de duas lojas de roupa feminina que mantém em sua cidade Natal, Boa Vista, e de um restaurante – relata semana a semana cada desafio que se impõe para chegar à sua meta de 59kg. Nos últimos oito meses, desde que decidiu perder os quilos a mais e passou de 96kg para 63kg distribuídos em 1,65m, Paulinha alternou regimes diferentes e adotou o que ela mesma chama de "dietas malucas": "Fiz dieta do frango, da fruta, a do ovo (só com omeletes), a líquida e depois a pastosa, de quem faz cirurgia bariátrica. Porque eu pensei: ‘Se a pessoa fez e não morreu, então eu vou conseguir’". Confira a entrevista:

Você já havia tentado fazer dieta em outros momentos. O que mudou que fez com que
conseguisse perder tanto peso dessa vez?

Nunca cheguei ao peso que alcancei no início do ano, 97kg. São quase 100! Nunca havia passado de 80kg. Antes disso, minha fase mais gorda tinha sido na época do "Big Brother" mesmo. Lembro que quando tentei emagrecer pela primeira vez queria perder cinco quilos, dai esses cinco se transforam em dez, depois quinze, vinte... Eu sempre pensava que era muito e cada vez o que tinha para perder aumentava mais. Quando vi que precisava emagrecer 30 e tantos quilos, pensei: "Meu Deus, vou esperar chegar a 60 quilos para fazer alguma coisa?". E dessa vez foi justamente quando todo mundo disse "ela não vai fazer, em dois meses ela desiste de novo". Acho que isso contou. Ninguém acreditou, nem a minha mãe.

Teve acompanhamento médico?

Tive acompanhamento médico com endocrinologista e nutricionista. No início, foi mais rigoroso, mas depois fui aprendendo a lidar melhor com a dieta. Fiz todos os exames imagináveis. Porque gordo não aceita que come muito. Eu falava: "Doutor, eu quase não como". A verdade é que você só engorda comendo, a não ser que tenha um problema hormonal muito grave.

Ter perdido tanto peso melhorou a sua autoestima?

Eu posso pesar 190kg que vou me achar gostosa, porque minha autoestima é intacta, sempre foi. Todo mundo achava que eu ia me sentir mal no "BBB" com as meninas magrinhas do meu lado, que eu não ia querer colocar biquíni. Que nada, o meu biquíni era o menor de todos! Sempre tem uma revoltada que me critica argumentando que eu dizia que me aceitava e agora quis emagrecer, que isso significa que não era verdade o que eu falava. Mas eu acho que você sempre tem que tentar melhorar.

O que as pessoas mais te perguntam sobre o seu emagrecimento?
Todo mundo me pergunta qual foi a dieta que me fez perder peso mais rápido. Querem perder dez quilos em cinco dias. Só que o caminho mais fácil é o que você recupera mais rápido.

Eu fiz dieta maluca também. Disse que ia jogar limpo desde o início e contei a verdade. Eu entendo as pessoas quererem saber a minha dieta porque elas me viram gorda, então é real.

Só que eu expliquei que fiz dieta maluca e dei continuidade. Não fiz um regime e fui comer depois. Isso é o que todo mundo faz, aí em poucos dias recupera tudo. Então naquela uma semana você só sofreu.

Mas mesmo nesses regimes drásticos você teve acompanhamento médico?

Sim. Eles não concordavam com a dieta, mas tentavam adaptar para não ser tão maluca. Por exemplo, colocavam um suco, uma saladinha, um molho. E eu saia de uma dieta e entrava em outra. Trocava de dieta a cada dez dias. Porque o corpo se acostuma com facilidade e o meu, então, se acostuma muito fácil. Outra coisa que eu mudei é que antes se eu perdia três quilos, saía para comemorar e engordava cinco. Gordo tem aquela desculpa: "Ah porque hoje estou inchada". Você está 15 quilos mais gordo porque vai ficar menstruada? Tem que ser realista.

Chegou a passar mal?

Nunca passei mal por causa de dieta e nem desmaiei. O máximo que tive foi dor de cabeça, mas não é fome, é porque o nosso organismo está acostumado. Tudo que você não consegue ficar sem é como uma droga, um vício mesmo. Se você consegue ficar sem a comida você emagrece, se você não consegue você é viciado, sim. Parece uma droga. Tanto que fui à psicóloga no início porque dizia: "Não é possível, eu só penso em comer. Eu estou feliz, quero comer; estou triste, quero comer, não tem tempo ruim. Se estou comendo está bom".

Ela me disse que eu tinha que pensar em outras coisas, que quando eu pensasse em comer deveria lembrar que não estou com fome, e sim com vontade de comer. São várias coisas que você mesma pode concluir sozinha, mas que você não faz porque escolhe o caminho mais fácil.

Qual momento foi o mais difícil?

A segunda semana, porque na primeira você está empolgada. Mas depois você começa até a achar que engordou. Lógico que não tinha engordado. O problema é que todo mundo quer emagrecer rápido, o que obviamente não vai conseguir. Ai você se frustra, porque está demorando, e para. Foram 35 quilos em oito meses, isso dá uma média de quatro quilos e pouco por mês. Só que as pessoas querem perder dez quilos em um mês.

Pensou em desistir?

Chegou um momento em que falei para a minha mãe: "Quer saber? Não vou emagrecer, dane-se o mundo". Nisso de dane-se o mundo engordei horrores e ai voltei para o "Ai, quero emagrecer" (risos). É um vício e eu tratei como um vício. No início eu chorava: "Ah, com eu queria comer uma pizza, tomar um refrigerante...". Eu não saía de casa, agia como um dependente. Quem está se reabilitando não se expõe ao que não pode usar, certo? Ai falavam: "Ah, mas você não vai viver?". Vou, isso é por pouco tempo até conseguir emagrecer, porque quem quer manter pode comer um pouquinho. Quem quer emagrecer não dá.

Não ia a aniversário ou pizzaria. Na minha casa só entrava coisa de dieta e que eu podia comer. Pedi que minha mãe passasse a almoçar fora. Mudei minha vida toda. Minha família não estava acreditando muito, mas me apoiou. Passei a só comprar roupas menores que o meu tamanho, fiz promessas, estipulei metas... tudo para focar.

É verdade que você chegou a chorar na academia?

Nunca vou me esquecer da cena. Tinha quinze dias que eu estava malhando e eu não tinha emagrecido o quanto queria, então chorava pensando: "Não gosto disso aqui, por que estou aqui?". Eu me olhava no espelho, me via gorda e pensava que não ia conseguir. Na primeira semana é horrível, você quer comer o Brasil inteiro. Tem que ter paciência.

O que vai fazer com as roupas antigas de quanto pesava 35 quilos a mais?

As antigas estão lá ainda. Eu vou doar a maioria, mas algumas que amo de paixão vou mandar apertar. Tem peças que eu olho e digo: "Não é possível que eu vestia essa roupa". É muito bizarro mesmo. As blusas viraram vestidinhos. Os vestidos longos arrastam no chão.

E o seu namorado secreto te apoiou? (Paulinha namora há oito meses um rapaz, mas não revela o nome nem sob tortura).

Meu namorado só sabe dizer: "Emagrece". Se deixar ele me dava só água todo dia (risos).

Ele foi crucial, porque enquanto todo mundo me dizia "nossa como você emagreceu", ele falava "tem que emagrecer mais". Até que um dia eu estava de TPM, chorei, e disse que só queria que ele falasse alguma coisa quando achasse que estava bom. Foi quando ele me falou que eu estou magra sim, que ele não é doido e nem tem problema na vista, mas que estava agindo assim porque me conhece e sabe que se ele fizesse como todo mundo, eu ia tirar o pé do acelerador. Ele não me leva para pizzaria ou jantares superengordativos para me ajudar. Vamos a lugares que um peixe ou algo mais leve.

Fonte: ego.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir