Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-12-2013

Em carta, Snowden pede asilo permanente ao governo brasileiro
Mensagem do ex-consultor da CIA foi publicada pela "Folha de S.Paulo". Em troca do asilo, americano oferece ajuda para investigar espionagem.
Em carta, Snowden pede asilo permanente ao governo brasileiro
Foto: g1.globo.com

O ex-consultor da CIA (Ag�ncia Central de Intelig�ncia) Edward Snowden, acusado de espionagem por vazar informa��es sigilosas de seguran�a dos Estados Unidos, pediu asilo permanente ao Brasil em carta publicada nesta ter�a-feira (17) no jornal "Folha de S.Paulo". Atualmente, o americano vive na R�ssia, com asilo tempor�rio de um ano.
Em troca, o piv� do esc�ndalo diplom�tico oferece ajuda ao Pal�cio do Planalto para investigar a espionagem de Washington a cidad�os, autoridades e empresas brasileiras.
Na mensagem divulgada pelo jornal, intitulada de Carta Aberta ao Povo do Brasil, Snowden se diz impressionado pelas cr�ticas feitas pelo governo brasileiro ao programa de espionagem de internet e telecomunica��es dos EUA em n�vel mundial. Ao G1, o Pal�cio do Itamaraty afirmou que o governo n�o ir� se pronunciar sobre o assunto enquanto o norte-americano n�o oficializar o pedido de asilo.
O texto original da carta, em ingl�s, foi publicado nesta ter�a no Facebook do brasileiro David Miranda, companheiro do jornalista americano Glenn Greenwald, autor das reportagens que revelaram os documentos obtidos por Snowden.
Em setembro, o Fant�stico revelou com exclusividade, em reportagem produzida em conjunto com Greenwald (veja o v�deo ao lado), documentos classificados como ultrassecretos que mostram que a presidente Dilma Rousseff e parte de seus assessores foram alvos de espionagem da Ag�ncia de Seguran�a Nacional (NSA, na sigla em ingl�s) dos Estados Unidos. O Fant�stico tamb�m trouxe � tona documentos que comprovam que a Petrobras, a maior empresa brasileira, tamb�m foi espionada.
Irritada com a quebra de privacidade, Dilma exigiu que a Casa Branca pedisse "desculpas" pelo epis�dio. No entanto, apesar de ter prometido esclarecer as den�ncias, o presidente Barack Obama se recusou a formalizar o pedido desculpas. Em contrapartida, a chefe do Executivo brasileiro suspendeu viagem a Washington, em outubro.
Dilma tamb�m aproveitou seu discurso de abertura na Assembleia Geral da Organiza��o das Na��es Unidas (ONU), no final de setembro, para condenar a postura americana. Ela afirmou diante de uma plateia de chefes de Estado que as a��es de espionagem dos Estados Unidos no Brasil "ferem" o direito internacional e "afrontam" os princ�pios que regem a rela��o entre os pa�ses.
Ao lado da Alemanha, que tamb�m foi alvo de espionagem, o governo do Brasil apresentou � ONU, em novembro, uma proposta que prev� regras para garantir o "direito � privacidade" na era digital. Dilma tamb�m ordenou medidas para tentar "proteger" o Brasil da espionagem virtual, entre as quais a cria��o de um sistema de e-mails do governo federal.
Na mensagem em que pede asilo ao governo brasileiro, Snowden enfatizou que pode oferecer "ajuda legal" ao pa�s se tiver garantido o benef�cio. O ex-funcion�rio da CIA tamb�m publicou uma peti��o no site Avaaz reivindicando apoio � iniciativa.
Senadores brasileiros pediram ajuda a Snowden para tentar esclarecer as den�ncias de que o pa�s foi monitorado pelas ag�ncias norte-americanas. Os primeiros documentos vazados por Snowden foram publicados em junho no di�rio brit�nico "Guardian", em reportagens assinadas por Glenn Greenwald, que mora no Rio de Janeiro.
Em agosto, David Miranda ficou retido por ordem do governo brit�nico por cerca de 9 horas no aeroporto de Heathrow, em Londres, quando voltava para o Rio. O brasileiro foi liberado, mas teve confiscados equipamentos eletr�nicos, como celular, laptop, c�mera, cart�o de mem�ria, DVDs e aparelhos de videogame.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir