Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 21-12-2013

O papa Francisco fala sobre as reformas do Vaticano
Leia em �POCA desta semana uma entrevista com o l�der da Igreja Cat�lica. "O Natal � um an�ncio de alegria", diz o papa
O papa Francisco fala sobre as reformas do Vaticano
Foto: g1.globo.com

"Para mim, Natal � esperan�a e ternura." Francisco fala sobre seu primeiro Natal como papa. Estamos na Casa Santa Marta, no Vaticano, �s 12h50 de uma ter�a-feira, em dezembro. O papa nos recebe numa sala, pr�xima ao sal�o de jantar, por uma hora e meia. Por duas vezes, durante a entrevista, o olhar sereno que o mundo inteiro se acostumou a ver no rosto de Francisco desaparece: quando fala sobre o sofrimento de crian�as inocentes e sobre a fome no mundo. O papa discorre sobre a conviv�ncia com outras correntes crist�s. Toca no assunto da fam�lia, a ser abordado no pr�ximo S�nodo, e responde �queles que o chamaram de marxista, por criticar o capitalismo na Exorta��o Apost�lica.
>> Pesquisa revela como o papa Francisco conquistou brasileiros de todas as religi�es
O que o Natal significa para o senhor?
Papa Francisco � � o encontro com Jesus. Deus sempre procurou seu povo, tomou conta e prometeu estar sempre perto. O livro do Deuteron�mio diz que Deus anda conosco. Ele nos pega pela m�o como um pai faz com seu filho. � uma coisa bonita. Natal � o encontro de Deus com seu povo. � tamb�m uma consola��o. O mist�rio da consola��o. Muitas vezes, depois da missa da meia-noite, passei uma hora ou mais sozinho na capela, antes de celebrar a missa da aurora. Experimentei um sentimento profundo de consola��o e paz. Me lembro de uma noite de ora��o ap�s uma missa em Roma. Acho que foi no Natal de 1974. Para mim, o Natal sempre teve a ver com isso: contemplar a visita de Deus a seu povo.
O que o Natal significa para as pessoas?
Papa Francisco � Significa ternura e esperan�a. Quando Deus nos encontra, nos diz duas coisas. A primeira: tenha esperan�a. Deus sempre abre portas, Ele nunca as fecha. Ele � o pai que abre portas para n�s. A segunda: n�o tenha medo da ternura. Quando crist�os se esquecem da esperan�a e da ternura, a Igreja se torna fria, perde seu senso de dire��o e fica presa a ideologias e atitudes mundanas, enquanto a simplicidade de Deus lhes diz: "Sigam em frente, sou o pai que d� carinho a voc�s". Receio quando os crist�os perdem a esperan�a e a habilidade de estender um carinho amoroso aos outros. Talvez por isso, ao olhar para o futuro, eu fale tanto sobre as crian�as e os idosos, sobre os mais indefesos. Durante minha vida como sacerdote, indo �s par�quias, sempre tentei transmitir essa ternura, particularmente �s crian�as e aos idosos. Isso me faz bem e me faz pensar na ternura que Deus tem conosco.
O Natal costuma ser mostrado como um conto de fadas a�ucarado, mas Deus nasceu num mundo repleto de sofrimento.
Papa Francisco � A mensagem anunciada a n�s nos Evangelhos � uma mensagem de alegria. Os evangelistas descreveram para n�s uma hist�ria de alegria. Eles n�o questionam a injusti�a do mundo ou como Deus pode ter nascido num mundo assim. Tudo isso � fruto de nossas pr�prias contempla��es: o pobre, a crian�a nascida em condi��es prec�rias. O Natal n�o � a condena��o da injusti�a social e da pobreza. � um an�ncio de alegria. Tudo o mais s�o conclus�es que tiramos. Algumas est�o corretas, outras est�o menos corretas, e outras ainda est�o cercadas de ideologia. Natal � alegria, alegria religiosa. A alegria de Deus, uma alegria interna de luz e paz. Quando voc� est� incapaz ou numa condi��o humana que n�o permite compreender essa alegria, ent�o vive-se a festa com alegria mundana. Mas h� uma diferen�a entre a felicidade profunda e a alegria mundana.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir