Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-12-2013

Defesa Civil contabiliza mais mortes por causa das chuvas no
Segundo �rg�o, foram 14 mortes registradas at� as 12h30 desta ter�a. Em Santa Teresa, rio transbordou e, em Colatina, casas desmoronaram.
Defesa Civil contabiliza mais mortes por causa das chuvas no
Foto: g1.globo.com

A Defesa Civil do Esp�rito Santo informou que 14 pessoas morreram por decorr�ncia das fortes chuvas, at� as12h30 desta ter�a-feira (24). Foram contabilizadas uma morte em Nova Ven�cia, duas em Colatina e duas em Baixo Guandu, na regi�o Noroeste; uma em Domingos Martins e oito em Itagua�u, na regi�o Serrana.
O n�mero de desabrigados e desalojados n�o foi divulgado, no boletim desta manh�. Segundo a Defesa Civil, a contabiliza��o das v�timas � invi�vel neste momento porque os n�meros mudam de forma din�mica. Nesta segunda-feira, mais de 46 mil pessoas estavam fora de suas casas por causa dos estragos da chuva.
Dilma
A presidente Dilma Rousseff sobrevoou �reas afetadas pelas chuvas no Esp�rito Santo, na manh� desta ter�a-feira (24). Segundo a assessoria da presidente, uma equipe do Ex�rcito vem ao estado, no dia 26 de dezembro, para construir pontes provis�rias, em vias interrompidas. Esta a��o deve durar 10 dias. A presidente se reuniu com o governador Renato Casagrande e autoridades.
Rio transborda
Grande parte da sede de Santa Teresa, munic�pio da regi�o Serrana do Esp�rito Santo, foi tomada pela �gua do Rio Timbu�, na manh� desta ter�a-feira (24). Com a forte chuva que atinge v�rias cidades da regi�o h� oito dias, o volume do rio aumentou durante a madrugada e uma forte enxurrada se formou no Centro, deixando moradores ilhados em casas e estabelecimentos comerciais. Militares da Aeron�utica auxiliaram no resgate de pessoas e orientaram motoristas a n�o passarem por �reas de risco.
Desabamento
Nesta ter�a-feira, cinco casas desabaram no bairro S�o Marcos, em Colatina. Entre as v�timas est�o crian�as. Uma delas foi retirada com vida dos escombros pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 8 horas. A prefeitura municipal ainda n�o contabilizou o n�mero de atingidos. H� suspeita de uma morte.
Doa��es
J� foram recolhidas em torno de 2 mil toneladas de mantimentos, na Pra�a do Papa, em Vit�ria, at� a manh� desta ter�a-feira (24). Segundo a Defesa Civil, do total, uma tonelada ainda n�o foi entregue. Transportadoras se mobilizaram para fazer a distribui��o, no interior do estado. At� agora, foram arrecadados mais de 79 mil litros de �gua, mais de 1900 cestas b�sicas, mais de 1200 kits dormit�rio e mais de 1500 kits de higiene. O posto fica aberto nesta ter�a-feira at� as 17h.
Ajuda federal
A Secretaria Nacional de Defesa Civil publicou portaria nesta ter�a-feira (24) no "Di�rio Oficial da Uni�o" na qual reconhece situa��o de emerg�ncia em 45 cidades do Esp�rito Santo "em decorr�ncia de enxurradas".
Conforme a portaria, as cidades s�o: Afonso Cl�udio, �guia Branca, �gua Doce do Norte, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de S�o Francisco, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Concei��o da Barra, Concei��o do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Fund�o, Guarapari, Ibatiba, Ibira�u, Itagua�u, Itarana, Jer�nimo Monteiro, Jo�o Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Manten�polis, Muniz Freire, Nova Ven�cia, Pancas, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetib�, Santa Teresa, S�o Domingos do Norte, S�o Gabriel da Palha, S�o Mateus, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pav�o, Vila Val�rio, Vila Velha e Vit�ria.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir