Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 28-12-2013

“O QUE VOCÊ FAZ PRA SER FELIZ?”
Guardando as proporções já está na hora de deixar de lado a ideia de que felicidade é resultado do esforço de outros por nós.
“O QUE VOCÊ FAZ PRA SER FELIZ?”

O comercial daquele supermercado onde aparece a cantora Clarice Falcão com a sua voz doce e agradável, não passa despercebido a ninguém. A canção é um convite a correr atrás do que realmente nos faz feliz.

Guardando as proporções já está na hora de deixar de lado a ideia de que felicidade é resultado do esforço de outros por nós. O poeta cantor disse: "Vem me fazer feliz porque te amo". Do ponto de vista cristão, nada nos é dado se não houver no mínimo o desejo de receber. "Queres?"; "Buscai e achareis"; "Levanta!"; "Quem quiser, beba!"... São expressões conhecidas, usadas pelo Nazareno... Sabia?

Aproxima-se mais um ano. Que tal pensar em construir um ano feliz, nessa perspectiva? Perspectiva é arte de representar ou desenhar, num plano, objetos tais como apresentam à vista, guardadas as distâncias e situações. No sentido figurado significa também esperança, promessa...

Pense também em perspectiva com o sentido de posicionar-se. Como um corredor preparando-se para sair em disparada. É assim que precisamos nos sentir em face do ano que se aproxima. Como um corredor da São Silvestre, por exemplo. Concentrado, aguardando o momento certo, focado em seu objetivo. E assim, numa correta perspectiva, poderemos perceber reais desafios a serem vencidos na construção de um ano feliz.

Uma história bíblica ajuda a entender melhor isso. É a história de um homem chamado Gideão. Ele viveu em tempos de guerra no seu país e foi visitado por um Anjo num dia em que estava trabalhando. Mas ele estava trabalhando num lugar errado, guiado por motivos não tão corretos. Numa situação normal ele não malharia o trigo num lagar - local destinado a espremer uvas. Nem estaria trabalhando tão tenso, na ânsia de esconder dos inimigos, o produto do seu labor. Decididamente, não estava sendo uma atividade prazerosa...

Nessa história, o Anjo saúda àquele agricultor dizendo: " - O Senhor é contigo!" Ao que ele responde : " - Se o Senhor é conosco porque tudo isto nos sobreveio?" Ele não acreditava na atuação de Deus no seu dia-a-dia, percebeu? Na sua visão, Deus não se importava com o seu destino e não fazia nenhuma diferença na sua vida. Essa é uma atitude de ateísmo prático. Não se crê em um Deus presente, orientador, protetor. Nega-se a ideia de um Deus que pode transformar circunstâncias ao redor. Existem cristãos nominais que têm esse procedimento ateu. Acreditam no poder financeiro, acreditam num bom emprego, acreditam na saúde.... São materialistas disfarçados de cristãos... Uma relação com Deus fajuta, desvinculada de uma realidade espiritual.

A certa altura do relato, o Anjo quis mostrar àquele jovem qual era a sua participação num determinado plano de libertação: "-Vai nesta tua força". Mas ele saiu-se com uma evasiva: "Minha família é a mais pobre de todas, e eu sou o menor, o mais fraco de todos..." Ele podia até ser de uma família pobre e ser o mais fraco de todos, mas aquela não era a hora de lamúrias. Não era o momento de usar desculpas para fugir do desafio... Possivelmente muito se tenha deixado de realizar devido a retraimentos, a baixa autoestima, a conceito errado de quem se é, e do que se é capaz, não é verdade?...

Por fim, quando o nosso plantador de trigo estava sendo convencido de que era o homem para aquela tarefa de libertação, ainda cheio de dúvidas, pede a Deus sinais de confirmação: "- Dá- me um sinal de que és tu que falas comigo." No fundo, no fundo, ele era um homem sem fé. Conhecia bem os relatos das teofanias - aparições materializadas de seres celestiais. Sabia desta possibilidade de ser visitado por um Anjo, mas ele preferiu mostrar desconfiança. Queria ver para crer. O correto é crer para ver.

Então, como diz a letra da canção: O que você vai fazer para construir a sua felicidade? A história encontrada no capítulo onze do livro de Juízes sugere o seguinte: Primeiro: Procure trabalhar em algo que lhe dê prazer, na medida do possível. Segundo: Não perca de vista a necessidade de uma vinculação correta com Deus. Além de Amigo, Parceiro, é Ele que lhe dá a dimensão exata do valor das pessoas e das coisas. Saber que Ele existe não é suficiente; é preciso tê-Lo como realidade presente no seu dia-a-dia. Terceiro: Cuide da autoestima. Goste mais de você mesmo, se aceite mais, evitando se martirizar com cobranças descabidas. Quarto e o mais importante: Ame a Deus acima de todas as coisas. Nunca duvide de Suas promessas. A mais clara delas está registrada em João 3.16: Ele nos ama com muita intensidade. Por isso, mesmo com todo o Seu poder, não impediu a morte de Seu Filho na cruz, pois sabia que essa era a única forma de oferecer aos homens do mundo inteiro Alguém capaz de transformar uma simples fé em perdão e salvação...

Feliz 2014, amigo leitor!

Fonte: O Autor
 
Por:  Silvio Gomes Silva    |      Imprimir