Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-12-2013

Interdição na Avenida Paulista começa à 1h do dia 31
Bloqueio começa no sentido Consolação e depois será estendido. Avenida recebe corrida de São Silvestre e festa do Réveillon.
Interdição na Avenida Paulista começa à 1h do dia 31
Foto: g1.globo.com

A partir da uma da manhã desta terça-feira (31), a Avenida Paulista vai ser interditada no sentido Consolação, entre as ruas Teixeira da Silva e Peixoto Gomide para receber a corrida de São Silvestre e a festa do Réveillon. A Alameda Campinas, que cruza a Paulista, também vai ser bloqueada. Com o passar das horas do dia 31, a interdição é ampliada.
Às 10h, a interdição vai ser estendida até a Rua Augusta e, nesse mesmo horário, a Paulista também começa a ser bloqueada no sentido Paraíso entre a Padre João Manoel e Avenida Brigadeiro Luís Antônio. A Alameda Casa Branca também vai ser interditada.
Já à tarde, às 13h30, o bloqueio vai aumentar até a rua da Consolação. Já no sentido contrário, a interdição será estendida entre a rua da Consolação e a Avenida Brigadeiro Luís Antônio. Só a rua Augusta e a Brigadeiro vão estar liberadas para cruzar a Avenida. Às seis da tarde, a Paulista vai ficar bloqueada entre as ruas Teixeira da Silva e Augusta, e no sentido Paraíso, entre a Haddock Lobo e Maria Figueiredo. Às sete da noite, a interdição aumenta ainda mais no sentido Consolação da Alameda Santos até a Rua Padre João Manoel.
Atrações
O show do Réveillon na Avenida Paulista desta terça-feira terá atrações como NXZero, Fernando e Sorocaba e Toquinho. Pelo palco de 1 mil metros quadrados passarão entre a noite de 31 de dezembro e 1º de janeiro ainda Sampa Crew, Paulo Ricardo, Maurício Gasperini, Supla, Marcelo Bonfá, Baile do Simonal e a escola de samba Mocidade Alegre.
A festa comandada pelo ator Luigi Baricelli, que será mestre de cerimônias, começará por volta das 19h30 e deve terminar por volta das 2h. Um show pirotécnico consumirá 100 mil fogos de artifício. Seis mil bombas multicoloridas e 25 geradores vão produzir cerca de 4,2 milhões de watts e 700 mil watts de som.
Cerca de 3 mil policiais militares, guardas civis metropolitanos e seguranças particulares, serão mobilizados para garantir a segurança do evento. Também serão instalados 400 banheiros químicos e 80 barracas que venderão comidas e bebidas em postos estratégicos da avenida.
Palco
Uma parte da estrutura de ferro já começou a ser instalada na Paulista. Após a noite do dia 25, a tradicional decoração de Natal passa a servir de base para o palco de 1 mil metros quadrados. A organização não divulga quanto foi gasto na organização da festa. A Prefeitura de São Paulo investiu R$ 600 mil na infraestrutura. "Nós esperamos repetir ou então superar o sucesso dos últimos anos", disse Rehder. Em anos anteriores, o evento chegou a registrar 2 milhões de pessoas em um público circulante durante as 7 horas de evento.
A festa, que terá como tema "São Paulo 460 anos: todos os povos se encontram aqui", abre as comemorações do aniversário da cidade.
Segurança
Historicamente, não há registro de ocorrências graves no evento que acontece há 17 anos e já se tornou uma das maiores festas de réveillon do mundo. Houve apenas um caso de roubo no ano passado. O risco de algum protesto se repetir durante o evento parece não preocupar os organizadores. "Para ser bem sinceros nós não estamos muito preocupados. É um evento muito grande. São pessoas que vão lá com outro intuito. Acho que nem cabe uma manifestação", afirmou o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder.
A série de protestos fez com que a Polícia Militar montasse um esquema de segurança capaz de atuar para conter eventuais atos de vandalismo, segundo o tenente-coronel Fernando Bartavinicius, que comandará o esquema de segurança.
"Sob a ótica policial, nós tratamos o Réveillon na Paulista como um evento que tem o propósito de fazer uma confraternização. Não é uma concentração de pessoa com um propósito reivindicatório. A experiência nos tem mostrado que determinados grupos de criminosos violentos se infiltram em manifestações para promover arruaças. Nós entendemos que o risco disso acontecer, embora não seja inexistente, ele é baixo", disse.
O planejamento da corporação para o evento, porém, contempla medidas de contenção da ação de vândalos. "O planejamento operacional contempla todas essas hipóteses, embora as tratemos com maior ou menor grau de probabilidade de ocorrer. A PM estará preparada para ações de contenção e de monitoramento da área e da região periférica quanto à ação, aproximação e eventual detenção de grupos que estejam mal intencionados", declarou.
O tenente-coronel afirmou que a Corporação mobilizará entre 1,2 mil a 1,3 mil policiais e por volta de 150 carros. Cerca de 800 ficarão concentrados na região da Avenida Paulista e 500, na região periférica. A avenida será monitorada por 16 câmeras que transmitirão imagens para um posto de comando montado no local. As câmeras contam com tecnologia modernas, operadas com joystick e com grande capacidade de zoom.
A polícia montará bloqueios no acesso à Paulista e alerta que não será permitida a entrada com garrafas, objetos cortantes ou perfurantes, assim como fogos de artifício.
Metrô
A circulação de trens em todas as linhas do metrô será ininterrupta na virada do ano. Para acessar a Avenida Paulista, os usuários poderão embarcar em qualquer estação das linhas 1-Azul, 2-Verde (exceto a estação Trianon-Masp, que será fechada às 18h), 3-Vermelha e 4-Amarela até as duas horas da manhã. Após esse horário, apenas as estações Paraíso, da Linha 1- Azul, Brigadeiro e Consolação, da Linha 2- Verde e Paulista, da Linha 4- Amarela, permanecerão abertas para embarque e desembarque. Todas as demais continuarão em funcionamento, porém somente para desembarque.
No primeiro dia de 2014, todas as linhas do Metrô voltam a operar nos horários habituais, com reabertura das estações a partir das 4h40.
Na quinta-feira (2), para atender aos usuários que retornam à capital, o início da operação será antecipado para as quatro horas da manhã nas linhas 1, 2, 3 e 4. Na Linha 5, a abertura das estações ocorrerá no horário normal, às 4h40.
Ônibus
Oito linhas de ônibus municipais estarão disponíveis para os paulistanos que que participarem da festa na Avenida Paulista nesta terça 31 e durante a madrugada de quarta-feira, dia 1º de janeiro. Por toda a cidade, outras 77 linhas estarão circulando durante a noite.
Também por conta das comemorações na Paulista, 25 linhas de ônibus terão seus trajetos desviados na região da festa, em virtude dos bloqueios viários. Para mais informações ligue 156 ou acesse o site www.sptrans.com.br.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir