Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-01-2014

Árvore de Natal natural pode ser replantada após as festas; veja dicas
De acordo com Maurício Bueno, a árvore deve ser podada algumas vezes por ano, eliminando-se os galhos irregulares.
Árvore de Natal natural pode ser replantada após as festas; veja dicas
foto: uol.com

Os pinheiros de Natal não precisam ser jogados no lixo depois das festas de fim de ano. Após a retirada dos enfeites, o que, reza a tradição, é feito do Dia de Reis, 6 de janeiro, a árvore pode ser replantada num vaso maior ou diretamente no terreno.

Para ser reaproveitada, a planta precisa estar em boas condições e com as folhas verdes. Árvores que não foram enfeitadas com objetos muito pesados ou com luzes têm maiores chances de chegar bem ao final do período de festas, afirma Tiago Passarelli, do departamento de marketing da Fazenda Terra Viva, localizada em Holambra (SP).

Algumas das espécies usadas como árvores de Natal, como as tuias, não sobrevivem muito tempo dentro de casa. Mas elas não devem ser transferidas para o ambiente externo de forma brusca.

"Você deve ir acostumando a planta, deixando-a durante uma semana por duas horas ao sol todo dia e, na semana seguinte, por quatro horas", diz Passarelli.

Após esse período, já é possível deixá-la definitivamente do lado de fora de casa. Maurício Bueno, que cultiva pinheiros do tipo tuia-limão há 28 anos no bairro de Colônia, na zona sul de São Paulo, afirma que é possível replantar a árvore diretamente no terreno ou num vaso maior do que aquele onde ela estava.

Local escolhido para replantio não pode impedir o crescimento da árvore
O ideal é que a árvore seja levada para um local com a maior quantidade de sol possível. Antes de plantá-la no solo, é preciso escolher bem o lugar para que, quando a árvore cescer, não encontre impedimentos, como rede elétrica, beiral de telhado etc.

No caso dos vasos, é preciso lembrar que, se a planta se desenvolver bem, posteriormente será preciso fazer novo replantio, para um recipiente ainda maior.

A cova ou o novo vaso, diz Bueno, devem ter a largura ao menos duas vezes maior e ser ao menos 15 cm mais profundos do que o recipiente no qual a planta estava.

Ele ainda afirma que, após completar a cova ou vaso com terra, é importante regar a planta com água em abundãncia.

Segundo o produtor, deve-se colocar uma camada de adubo de cerca de quatro dedos de altura ao redor do tronco. Com a chuva e as regas, o adubo vai se dissolver e ser incorporado ao solo. "Em dois ou três meses, a planta já começa a brotar", afirma.

De acordo com Maurício Bueno, a árvore deve ser podada algumas vezes por ano, eliminando-se os galhos irregulares.

Fonte: uol.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir