Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-01-2014

"Cachorra-tatu" faz buraco para "viver" em quintal de casa em Pouso Alegre
Animal cavou "t�nel" de cerca de 1,5 metro sob cimento no quintal. Veterin�ria diz que car�ncia e gravidez psicol�gica podem explicar atitude.

Foto: g1.globo.com

Um comportamento no m�nimo interessante fez com que uma cadela chamada Betty Boop "constru�sse" uma casa diferente para si: um buraco no quintal da casa onde mora, em Pouso Alegre (MG). A vala, com cerca de 1,5 metro de comprimento, foi cavada no fim de dezembro pelo animal, que desde ent�o habita o "t�nel".
"Ela passa o dia todo l�, e s� sai quando eu chego", conta a dona da cachorra, a jornalista Daniela Ayres.
Segundo Daniela, na semana passada, ao chegar do trabalho, ela chamou por Betty Boop, e o bicho n�o latiu nem fez nenhum outro barulho.
"A� fui procur�-la e comecei a ficar preocupada quando n�o a via em lugar nenhum. Depois de muito chamar, de repente, vi o focinho dela apontando do buraco e ela saindo com aquele jeito pregui�oso", relata a dona.
Apesar de ter um canto com sombra onde sempre dormiu, desde que fez o buraco Betty tem passado praticamente o dia todo no local, e s� sai quando a dona chega em casa.
"N�o sei se � por causa do calor, mas ela fez o buraco e agora n�o sai mais de l�, s� quando eu chego ou quando h� outras pessoas na casa", afirma Daniela.
A ci�ncia explica
Segundo a veterin�ria Caroline Harumi Fugiwara, de Pouso Alegre, entre os motivos que podem ter feito a cadela cavar um buraco no quintal para "morar" est� uma poss�vel car�ncia do animal, mudan�as no ambiente em que ela vive ou, ainda, uma gravidez psicol�gica.
"Se ela n�o for castrada, um desequil�brio hormonal pode fazer com que ela pense que est� prenhe. Ent�o, ela faz uma esp�cie de ninho para ter os filhotes. Mas isso � uma coisa que precisa ser analisada, pois a "pseudociese" (nome m�dico da gravidez psicol�gica) vem acompanhada de outros sintomas", explica Caroline.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir