Categoria Policia  Noticia Atualizada em 13-01-2014

Imagens de voos baixos na orla da PB serão usadas em inquérito, diz PF
Polícia Federal também vai solicitar plano de voo da aeronave. Avião sobrevoou praias de João Pessoa e Cabedelo no domingo (12).
Imagens de voos baixos na orla da PB serão usadas em inquérito, diz PF
Foto: g1.globo.com

A Polícia Federal (PF) disse na manhã desta segunda-feira (13) que vídeos e fotos da aeronave que sobrevoou a orla da Grande João Pessoa, no domingo (12), serão usados no inquérito de investigação do caso. Para isso, as pessoas que tiverem feito imagens desses momentos podem encaminhá-las à Superintendência do órgão. O plano de voo do avião também vai ser solicitado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A aeronave sobrevoou a orla de João Pessoa e Cabedelo na manhã de domingo e assustou quem aproveitava o dia de sol. O monomotor fez voos baixos junto à praia, passando muito próximo dos banhistas em Camboinha, Bessa, Manaíra, Tambaú e Cabo Branco. As pessoas ficaram assustadas e algumas enviaram vídeos à TV Cabo Branco em que o avião aparece a poucos metros do mar.

De acordo com a PF, uma série de denúncias sobre o voo foi feita por telefone ao órgão.

Com isso, descobriu-se que o piloto pousaria no Aeroclube de João Pessoa. Policiais federais, junto com a Polícia Militar, foram então até o local, e o homem acabou detido logo após a aterrissagem.

O piloto foi ouvido na Superintendência da PF e liberado em seguida. O inquérito que ainda será instaurado vai apurar se o homem cometeu alguma irregularidade. Segundo a polícia, os vídeos gravados poderão ajudar a comprovar isso, já que apenas pelos relatos das testemunhas não é possível saber em qual altura a aeronave estava sobrevoando.

O diretor do Aeroclube de João Pessoa, Jedaías Nunes, confirmou que a aeronave decolou da pista do local com autorização da Anac. Segundo ele, o proprietário não é da Paraíba, e chegou ao estado há alguns dias. Nunes disse, ainda, que o piloto desrespeitou as regras da aviação, voando abaixo do limite previsto em regulamentação, o que em locais com grande aglomeração ou residências é de mil pés – altura equivalente a 305 metros.

"Ele cometeu uma gafe muito grande, foi uma coisa desastrosa e tem que ser apurada", afirmou o diretor.

Banhista revela clima de pânico

A estudante Anne Nunes foi uma das testemunhas do voo baixo e conta que o piloto fazia manobras arriscadas, o que gerou um verdadeiro pânico na praia.

"Ele fez uma sucessão de quatro passagens por cima dos banhistas. Na última, deu para notar que havia pessoas nas cadeiras traseiras da aeronave, e o piloto aparentava ser bem novo", relatou.

Anne contou que estava brincando com os sobrinhos na Praia do Seixas, por volta das 14h de domingo, quando escutou o barulho da aeronave se aproximando.

"As pessoas começaram a se levantar das cadeiras e apontar para o céu. Crianças eram puxadas pelos pais de dentro d"água. Vi o avião extremamente próximo da beira do mar, numa altitude muito baixa", lembrou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir