Categoria Policia  Noticia Atualizada em 14-01-2014

Pena de brasileiro preso nos EUA pode chegar a cinco anos, diz FBI
Estudante � acusado de enviar emails com amea�a sobre avi�o. Ele ser� ouvido pela pol�cia americana pela primeira vez nesta ter�a-feira.
Pena de brasileiro preso nos EUA pode chegar a cinco anos, diz FBI
Foto: g1.globo.com

O sorocabano Francisco Fernando Cruz, detido no dia 9 de janeiro em Miami, nos EUA, por suspeita de enviar e-mails � pol�cia e � TAM Linhas A�reas com amea�as de bomba em um avi�o, prestar� depoimento � pol�cia pela primeira vez nesta ter�a-feira (14), em uma audi�ncia chamada de pr�-julgamento. Fernando ser� ouvido por um juiz federal no Centro de Deten��o Federal de Miami, onde est� detido. A segunda audi�ncia ser� no dia 24. Se for condenado, o estudante, de 22 anos, pode pegar uma pena m�xima de cinco anos de pris�o, al�m de pagar multa de US$ 250 mil.
O FBI (Federal Bureau of Investigation) publicou a queixa na segunda-feira (13) em seu site. Segundo a publica��o, Francisco, que mora nos EUA h� dois anos, enviou no dia 8 um e-mail ao Departamento de Pol�cia de Miami MDPD) e � TAM Linhas A�reas alertando sobre a exist�ncia de uma bomba em um avi�o da empresa. A mensagem dizia: "Flight must not take off. Targeted. It will go down. Retaliation. Cargo is dangerous. Be advised" (Voo n�o deve decolar. Marcado. Vai cair. Retalia��o. Carga � perigosa. Estejam avisados).
O voo em quest�o � o de n�mero JJ8043, que partiria de Miami com destino a Bras�lia no dia 10. De acordo com a queixa apresentada, o primeiro email foi enviado na quarta-feira (8). Segundo o FBI, o Departamento de Pol�cia de Miami rastreou a origem da mensagem e concluiu que ela foi enviada de um computador na Montclair State University, em Montclair, Nova Jersey. A pol�cia teve acesso �s imagens que mostram o terminal de computador usado para enviar a mensagem.
No dia 9, segundo a queixa apresentada, a mensagem foi enviada novamente. Fernando embarcou no mesmo dia em Nova York com destino a Miami, onde foi preso ao desembarcar. "O FBI e seus parceiros levam amea�as desta natureza muito a s�rio", disse o agente Michael B. Steinbach ao site.
Em nota, a assessoria da TAM Linhas A�reas afirmou que foi notificada pelas autoridades do EUA sobre a suposta presen�a de bombas a bordo de uma de suas aeronaves. "Para garantir a seguran�a dos clientes e da tripula��o, a companhia, como j� fez em outras circunst�ncias de alarme falso, refor�ou a inspe��o de todas as cargas despachadas, assim como aos passageiros", diz a nota. Ainda segundo a TAM, ap�s investiga��es, foi confirmada que a amea�a era falsa. "Nenhum risco foi detectado � seguran�a do voo JJ8043. A aeronave decolou normalmente na sexta-feira (10), no hor�rio previsto", completa a nota.
"A seguran�a p�blica de quem viaja � fundamental, e quaisquer amea�as feitas para perturb�-la ser�o investigadas sem impunidade", declarou JD Patterson, diretor do MDPD.
A m�e do estudante, Cl�udia Cruz, diz que est� desesperada por n�o conseguir falar com o filho h� cinco dias. "Eu quero que seja resolvido esse mal entendido. Muitos frequentam a faculdade, ent�o, n�o acho que tem sentido acusar o menino por um e-mail dizendo que foi ele quem enviou. Acho que est�o pegando um pouco pesado dizendo que ele � um terrorista. Quero saber se foi ele quem escreveu esse e-mail. Quero que me provem isso", desabafa.
A publica��o no site do FBI destaca que a queixa � apenas uma acusa��o, e que os envolvidos s�o considerados inocentes at� prova em contr�rio

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir