Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 15-01-2014

ANO ATÍPICO
Apesar de se caracterizar como ano atípico teremos, como sempre, o nosso carnaval como “comissão de frente” de 2014.
ANO ATÍPICO

Faustino Vicente
Apesar de se caracterizar como ano atípico teremos, como sempre, o nosso carnaval como "comissão de frente" de 2014.
Quando Presidente da Associação Anhanguera da Qualidade, tivemos a felicidade de trazer para Jundiaí o maior carnavalesco da história do Brasil, o genial Joãozinho Trinta (1933-2011).
No Seminário sobre Criatividade e Motivação, cujo vídeo encontra-se disponível na Secretaria de Cultura de Jundiaí, ele enfatizou que o nosso carnaval é uma autêntica ópera de rua e a maior manifestação cultural ao ar livre do planeta.
Logo após o carnaval, todas as "baterias" de marketing estarão focadas para a Copa Mundo de Futebol que, depois de 65 anos, será realizada em nosso país. Embora o Brasil surja como o grande favorito do evento, Alemanha, Espanha, Argentina e Itália são consideradas, pela imprensa esportiva, como forças capazes de provocar mais um – maracanaço -, a inesquecível derrota para o Uruguai, em 1950.
Passada a Copa a classe política, que desde o ano passado articula-se para as eleições majoritárias, colocará seus "blocos nas ruas" com os mesmos monótonos discursos: fizemos mais e melhor (situação) – fizeram menos e pior (oposição).
O que realmente a população espera é que o foco da propaganda política deixa a mesmice de lado e debata, profundamente, projetos para as 05 reformas estruturais: política, tributária, trabalhista, judiciária e administrativa (federal, estadual e municipal), capazes de reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade.
Essas reformas são estratégias para vencermos nossos grandes desafios: 4° ano seguido de crescimento abaixo da media dos países da América Latina, segundo previsão da CEPAL, forte pressão inflacionaria, demanda maior da população por melhores serviços públicos, elevadíssima carga tributária e Custo Brasil incompatível com o retorno à população.
Para que os eloquentes discursos, que os políticos brasileiros fizeram sobre a vida de Nelson Mandela (1918-2013), se transformem num tributo singular, esperamos que eles sigam ( apenas ) um de seus exemplos: exercer cargo eletivo público somente uma vez na vida.
Para justificar a atipicidade deste ano, teremos o desfecho do mais famoso julgamento da nossa história política: o mensalão.
Faustino Vicente – Consultor de Empresas, Professor e Advogado – e-mail: [email protected] – Jundiaí (Terra da Uva) – São Paulo – Brasil


Fonte: Faustino Vicente
 
Por:      |      Imprimir