Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-01-2014

Chuva forte deixa SP em estado de atenção nesta quinta-feira
Na Zona Norte, houve queda de granizo por volta das 13h. Regiões Leste e Sul entraram em estado de atenção para alagamentos.
Chuva forte deixa SP em estado de atenção nesta quinta-feira
foto: g1.com

Uma chuva forte atingiu a capital paulista e municípios da Grande São Paulo na tarde desta quinta-feira (16). Houve queda de granizo, ventos fortes e pontos de alagamento. O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, chegou a ser fechado para pousos e decolagens.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, decretou estado de atenção nas regiões Oeste, Norte, no Centro e nas marginais Pinheiros e Tietê por volta das 13h. Às 13h27, as regiões Leste, Sudeste e Sul entraram em estado de atenção para alagamentos. A chuva perdeu força e, às 16h, todas as regiões voltaram para o estado de observação. Segundo os meteorologistas do CGE, pode voltar a chover durante a noite.
Granizo
No bairro de Lauzanne Paulista, na Zona Norte, houve queda de granizo às 13h. O mesmo ocorreu às 13h30 em Itaquera, na Zona Leste. Segundo a Defesa Civil, às 15h, as regiões de Santana, Pirituba, Jaraguá, Freguesia do Ó, Vila Maria, Vila Guilherme e Casa Verde estavam em estado de atenção para enchentes.
Quedas
Na Avenida Rio Branco, no Centro, uma árvore foi arrancada do chão e caiu no meio da via. Ela atingiu um carro que passava pela pista central. O motorista não ficou ferido. Um poste também foi derrubado pela força da chuva e atingiu um veículo. Às 14h20, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou a via no sentido bairro, entre as ruas Vitória e Aurora.
"Ouvi um barulho e vi a árvore caindo em cima da gente", disse Silvio Nomura, comerciante de 52 anos que dirigia um dos carros. "Tivemos sorte de não nos machucarmos." Os galhos atingiram o capô e o vidro traseiro de seu carro, acertando três notebooks e uma CPU que levava. "Contando o dano no carro e nos computadores, calculo prejuízo de R$ 10 mil." Já o poste caiu sobre uma Mercedes-Benz. A rede de trólebus também foi derrubada na avenida.
A capital paulista tinha sete vias bloqueadas em função da queda de árvores por volta das 16h30, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Em toda a cidade, 72 semáforos apresentavam defeito: 43 estavam apagados e 29 em amarelo intermitente.
Aeroportos
O mau tempo também provocou o fechamento do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da cidade, durante 21 minutos. O Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, operava normalmente na tarde desta quinta-feira. O CGE registrou ventos de 76 km/h às 13h25 em Cumbica e 52 km/h no Aeroporto Campo de Marte, na Zon
a Norte.
Alagamentos
De acordo com o CGE, a cidade registrava, às 15h10, 15 pontos de alagamentos, quatro deles intransitáveis. Na Zona Norte, a chuva inundou a Rua Coronel Marques Ribeiro, na altura da Rua José Bernardo Pinto. No Centro, o alagamento foi registrado na Rua Barra do Tibaji, em ambos os sentidos, na região do Bom Retiro. Na Zona Leste, o alagamento interdita a Rua Casimiro de Abreu, na altura da Rua Silva Teles, na Mooca. Na Zona Sul, há alagamento na Avenida Professor Abarão de Morais.
A Avenida Roque Petroni Júnior, na Zona Sul de São Paulo, também tinha um trecho totalmente alagado às 15h35, apesar de ainda não constar no horário no levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Previsão
O avanço de uma frente fria sobre o Oceano na costa sul do País e áreas de instabilidade sobre o Estado de São Paulo irão provocar chuvas com maiores volumes até sexta-feira (17). O dia deve amanhecer com sol e céu parcialmente nublado. As temperaturas variam entre mínima de 19ºC e máxima de 27ºC.
Segundo o CGE, o tempo sofrerá mudanças a partir do sábado (18). O dia ficará com maior quantidade de nuvens e probabilidade de chuva fraca e garoa, principalmente ao amanhecer e no fim da tarde. Mínima de 18°C e máxima de 28°C. No domingo (19), a chance de chuva diminui significativamente. A temperatura não sobe muito e a máxima prevista é de 28°C.


Fonte: g1.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir