Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 14-02-2014

ESTADO PRESENTE PARA QUEM?
Hoje pela manh�, ligo a televis�o e assisto reportagem do programa �Bom-Dia Esp�rito Santo� sobre uma dona de casa que procurou a Defensoria P�blica Estadual no Munic�pio de Cachoeiro de Itapemirim para executar a pens�o aliment�cia de sua filha, uma vez
ESTADO PRESENTE PARA QUEM?

Na mesma reportagem, dada a palavra ao Defensor P�blico Estadual lotado neste Munic�pio do Sul do Estado, sua fala foi a mais certa e �bvia poss�vel: n�o d� para manter um atendimento de excel�ncia e qualidade percebendo os Defensores P�blicos do Estado do Esp�rito Santo uma das piores remunera��es da categoria no Pa�s. N�o fica ningu�m, todos os rec�m-aprovados no Concurso desta Institui��o partem para Defensorias P�blicas de outros Estados, em busca de remunera��o proporcional � dignidade desse of�cio.

E assim o povo do Estado do Esp�rito Santo vai se acostumando a achar que contactar um Defensor P�blico Estadual seria sorte, um acontecimento fortuito. Fica mesmo a impress�o de que ter a acesso � Justi�a nesta Unidade da Federa��o seria coisa de gente rica. E ocasionalmente o pobre consegue sua peti��o para reivindicar seus direitos em ju�zo.

J� imaginaram se as comunidades carentes de quase todas as pol�ticas p�blicas descobrissem e entendessem que a Defensoria P�blica tamb�m � titular da A��o Civil P�blica, instrumento serviente � defesa de toda uma coletividade contra as omiss�es e arb�trios do Poder P�blico? Certamente, l�deres comunit�rios interessados na dignidade e no respeito dos moradores do Bairro seriam, aqui no Esp�rito Santo, atendidos noutro S�culo.

Confesso que j� tenho minhas pr�prias d�vidas a respeito de continuar sendo Defensor P�blico neste Estado. J� vai chegando a hora de tirar a poeira de livros e apostilas para Concursos P�blicos. Passar a ter a convic��o de que no Esp�rito Santo a Defensoria P�blica � algo que n�o deu certo, por vontade �nica e exclusiva de seus Administradores P�blicos. N�o d� para trabalhar como um Lionel Messi ganhando sal�rio de jogador de v�rzea.

Voltando na pobre crian�a da reportagem, credora da pens�o inadimplida h� um ano, sinceramente, tenho a dizer apenas que lamento profundamente aonde chegamos. S�o coisas do Esp�rito Santo. Que infort�nio dessa crian�a carecedora de tanta Justi�a ter nascido no Estado aonde o Defensor P�blico recebe o pior sal�rio do Pa�s, que dia-a-dia parte para outra carreira dignamente remunerada.

Estado Presente, para quem? At� quando deixaremos de nos sensibilizar com milhares de crian�as, idosos, enfermos, marginalizados e outros tantos miser�veis que t�m fome e sede de Justi�a? Quando ser�o saciados?

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Carlos Eduardo Rios do Amaral    |      Imprimir