Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 22-02-2014

Papa nomeia 19 novos cardeais, entre eles Dom Orani Tempesta
Cerim�nia no Vaticano contou com a presen�a do papa em�rito Bento XVI. Com Dom Orani, o Brasil passa a ter 10 cardeais.
Papa nomeia 19 novos cardeais, entre eles Dom Orani Tempesta
Foto: g1.globo.com

O Papa Francisco nomeou oficialmente neste s�bado (22) 19 novos cardeais em um consist�rio realizado na Bas�lica de S�o Pedro, no Vaticano. Entre eles est� o brasileiro Dom Orani Tempesta, agora cardeal arcebispo do Rio de Janeiro.

Durante a cerim�nia, cada um dos cardeais foi recebido pessoalmente por Francisco, que entregou a eles o solid�u, o barrete (chap�u vermelho dos cardeais) e o anel a cada um deles.

Os cardeais tamb�m receberam o t�tulo de uma igreja de Roma. A designada para Dom Orani foi a Igreja de Santa Maria M�e da Provid�ncia. O bras�o dele ser� colocado na igreja, al�m de uma foto.

O t�tulo das igrejas de Roma � uma tradi��o do in�cio do papado, quando os cardeais, principais colaboradores do Papa, eram p�rocos de Igrejas da capital italiana. Com a expans�o da Igreja e a cria��o de cardeais de todo o mundo, permaneceu a tradi��o, e cada um deles ganha o t�tulo de uma par�quia. O t�tulo � principalmente formal � os p�rocos de cada uma das Igrejas continuam sendo respons�veis pela administra��o local.

Os novos cardeais s�o dos seguintes pa�ses, al�m do Brasil: It�lia, Alemanha, Reino Unido, Nicar�gua, Canad�, Costa do Marfim, Argentina, Coreia do Sul, Chile, Burkina Faso, Filipinas, Haiti, Espanha e Santa L�cia.

Dos 19 anunciados, 16 t�m menos de 80 anos e poder�o votar no Conclave que eleger� o sucessor do atual Papa.

Ap�s o fim da cerim�nia, Dom Orani receber� cumprimentos na Aula Paulo VI, no Vaticano.

Ele deve receber os convidados que foram at� o Vaticano para sua posse, entre eles a presidente Dilma Rousseff.

Bento XVI

O Papa Em�rito Bento XVI participou da cerim�nia. Bento XVI cumprimentou Francisco, foi bastante requisitado pelas cardeais e foi homenageado pelos presentes no in�cio da cerim�nia.

A presen�a do papa em�rito no consist�rio n�o era esperada e foi uma surpresa. � a primeira vez que ele aparece em um evento p�blico desde que renunciou em fevereiro de 2013.

Durante seu discurso na cerim�nia, o Papa Francisco falou sobre a luta contra a discrimina��o, sobre as guerras do mundo, e disse que a principal fun��o dos bispos � a ora��o.

O �ltimo consist�rio para a cria��o de cardeais remonta a novembro de 2012.

O ent�o Papa e hoje Papa Em�rito Bento XVI promoveu seis prelados n�o europeus, para corrigir a tend�ncia manifestada nove meses antes com a cria��o de 12 cardeais europeus com menos de 80 anos de um total de 18.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir