Categoria Policia  Noticia Atualizada em 24-02-2014

Preso em casa em Levy Gasparian, Roberto Jefferson chega ao Rio
STF enviou mandado de pris�o para a Pol�cia Federal no fim da manh�. Delator do mensal�o fez exames no IML e seguir� para pres�dio.
Preso em casa em Levy Gasparian, Roberto Jefferson chega ao Rio
Foto: g1.globo.com

O ex-deputado Roberto Jefferson, delator do esquema do mensal�o, chegou ao Pres�dio Ary Franco, em �gua Santa, porta de entrada do sistema penitenci�rio fluminense, �s 16h15 desta segunda-feira (24), acompanhado de seu advogado, Marcos Pinheiro Lemos. Preso no in�cio da tarde em sua casa, em Levy Gasparian, no sul do estado, ele foi conduzido pela Pol�cia Federal � capital, onde passou pelo ao Instituto M�dico Legal (IML) para exame de corpo de delito, �s 15h30.

Segundo a Secretaria de Estado de Administra��o Penitenci�ria (Seap), Roberto Jefferon far� exame m�dico em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), antes de ser levado para um pres�dio, n�o divulgado pela secretaria. Segundo a GloboNews, ele ir� para o Instituto Penal Ismael Pereira Sirieiro, em Niter�i, onde ficar� detido em regime semiaberto.

Inicialmente, Jefferson era aguardado na superintend�ncia da Pol�cia Federal, mas acabou indo direto para o Instituto M�dico Legal para exames.

Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 7 anos e 14 dias de pris�o no julgamento do mensal�o, Jefferson assinou o mandado de pris�o �s 12h21. Cerca de meia-hora depois, �s 13h05, acompanhado de policiais federais, conversou com jornalistas em frente � casa onde mora. Em seguida, retornou para almo�ar, e, �s 14h, foi levado em um carro da PF para o Rio.

O STF havia determinado a pris�o na sexta-feira (21), mas a pol�cia aguardava receber o mandado com a ordem, o que ocorreu no fim da manh� desta segunda.

Ao longo do fim de semana, agentes da Pol�cia Federal fizeram plant�o em frente � casa de Jefferson. O ex-deputado chegou a oferecer a impressora para os agentes caso precisassem imprimir o mandado de pris�o.

No domingo (23) pela manh�, Jefferson saiu para um passeio de moto, que durou cerca de tr�s horas e meia. Ao voltar para casa, disse aos jornalistas que estava "desfrutando" os �ltimos momentos de liberdade.

Na sexta-feira, o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, determinou o cumprimento da pena de Jefferson e negou pedido de Jefferson para que ele cumprisse a pena em casa. O ex-deputado argumentou que precisa de cuidados m�dicos especiais porque ainda est� em tratamento contra um c�ncer no p�ncreas. Com a pris�o domiciliar negada, ter� de cumprir a pena em um estabelecimento prisional, em regime semiaberto � no qual o preso pode sair durante o dia para trabalhar e voltar � noite, para dormir na cadeia.

Quando pediu para cumprir regime domiciliar, o ex-deputado informou ao Supremo que queria permanecer na cidade onde mora. Em raz�o disso, Joaquim Barbosa pediu informa��es ao Tribunal de Justi�a do Rio para saber se os pres�dios do estado tinham condi��es de receber o condenado em raz�o dos problemas de sa�de. O tribunal respondeu que sim.

Jefferson ser� o 19� preso do processo do mensal�o. Dos 25 condenados, 20 tiveram pris�o decretada, mas um deles, Henrique Pizzolato, fugiu para It�lia. Pizzolato est� detido desde o dia 5 de fevereiro na It�lia e o Brasil dever� pedir a extradi��o na semana que vem para que a pena seja cumprida em territ�rio brasileiro.

Outros tr�s cumprem pena alternativa e dois aguardam resultado de recursos, mas n�o ser�o presos porque tiveram penas menores de quatro anos, quando � poss�vel converter a puni��o em presta��o de servi�o ou pagamento de multa.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir