Categoria Policia  Noticia Atualizada em 01-03-2014

Polícia chinesa resgata 382 bebés raptados
Mais de mil detidos em mega-operação nacional. Venda de bebés era organizada através de sites e fóruns online.
Polícia chinesa resgata 382 bebés raptados
Foto: DANIEL ROCHA

Uma mega-operação a nível nacional por parte das autoridades chinesas levou à detenção de 1094 pessoas e ao resgate de 382 bebés raptados. A polícia desmantelou quatro redes de tráfico de bebés que operavam pela Internet, através de falsas propostas de adopção.

Segundo o Ministério de Segurança Pública chinês, quatro sites foram descobertos o ano passado a operar através de páginas que promoviam adopções não-oficiais de crianças. Além dos sites, o tráfico de bebés era feito através de fóruns online e entre cerca de 30 grupos de pessoas que recorriam a uma popular plataforma de conversação na China, através da qual os traficantes chegavam ao contacto com possíveis compradores.

A funcionar a partir de Pequim e da província de Jiangsu, os sites eram utilizados para a venda e compra de bebés, um dos maiores problemas que as autoridades do país têm enfrentado nos últimos anos, apesar da punição pesada para este crime, que pode chegar à pena de morte.

A operação decorreu a semana passada, no dia 19, em 27 províncias chinesas e foi o resultado de seis meses de investigação.

A estação de televisão estatal CCTV, citada pela CNN, divulgou os testemunhos feitos à polícia de alguns dos suspeitos. Uma mulher detida em Sichuan admitiu ter comprado duas bebés. Um casal confessou que comprou um bebé ainda por nascer a uma adolescente em Chengdu por cerca de 20 mil renminbis (perto de 2300 euros).

Em Janeiro, uma obstetra chinesa que pertencia a uma rede de tráfico de bebés foi condenada à morte com pena suspensa por dois anos. Zhang Shuxia foi considerada culpada de ter roubado e vendido sete bebés em Fuping, na província de Shaanxi.

A médica convencia os pais de que os recém-nascidos tinham doenças fatais e que, por isso, deveriam deixá-los no hospital para morrer. As crianças acabaram por ser vendidas a uma rede de tráfico entre Novembro de 2011 e Julho de 2013.

Polícia chinesa resgata 382 bebés raptados
Mais de mil detidos em mega-operação nacional. Venda de bebés era organizada através de sites e fóruns online.



Fonte: http://www.publico.pt/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir