Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 05-03-2014

RESISTÊNCIA
Foi um duro golpe que talvez não se levantassem mais. Como aconteceu na Vila do Itapemirim, com seus dois blocos,carnavalescos
RESISTÊNCIA

Findado a folia fica a história de um carnaval que permanecerá guardado para sempre na memória popular. O que deixou essa experiência é uma galopante decepção ideológica pelo episódio explícito de censura, vindo de um prefeito petista, partido que foi a vanguarda democrática do país.

Muitos companheiros morreram defendendo essa nobre causa da liberdade de expressão e pensamento. O argumento usado pelo administrador local foi de que não falava como prefeito e sim como cidadão. Que isso companheiro! Essa falácia não funciona num sistema presidencialista. Mas, que dizer de um povo que quando acuado, se agrupam e fortalecem.

Foi isso que aconteceu com os blocos carnavalescos Alegria Alegria e Esplendor da Noite, que foram a luta e passaram noites a fio unidos nos barrações, confeccionando fantasias, adereços e sonhos. São abnegados, conhecidos na comunidade. Afinal, são mais de três décadas de história. Os blocos são simbolo da uma cultura capenga em nosso município.

São feitos por pessoas que amam essas instituições. Foi um duro golpe que talvez não se levantassem mais. Como aconteceu na Vila do Itapemirim, com seus dois blocos,carnavalescos. O que se viu foi um espetáculo de resistência de um povo que não queria somente ajuda oficial, mas respeito na execução e planejamento de nosso carnaval.

    Fonte: O Autor
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir