Categoria Policia  Noticia Atualizada em 07-03-2014

Pavão-Pavãozinho, no Rio, tem reforço policial após tiroteio
Cerca de 120 policiais fazem perícia na comunidade nesta sexta (7). Pela manhã, um homem foi preso e outro detido, segundo a Civil.
Pavão-Pavãozinho, no Rio, tem reforço policial após tiroteio
Foto: g1.globo.com

A comunidade do Pavão-Pavãozinho amanheceu com o policiamento reforçado nesta sexta-feira (7), depois da troca de tiros que assustou os moradores, um dia antes. De acordo com informações da polícia, cerca de 120 agentes da Civil fazem uma operação de perícia na comunidade.

Até o início da manhã, um homem foi preso e outro foi detido. A operação é realizada por policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), das 12ª e 13ª DPs (Copacabana e Ipanema).

A movimentação no entorno da comunidade é normal, com muitos moradores na rua e o comércio de portas abertas funcionando normalmente. O clima na região é de aparente tranquilidade.

Por volta das 11h desta sexta, houve estouro de fogos pouco antes de a polícia civil deixar o local. Duas patrulhas da PM permanecem na entrada da comunidade, na Rua Saint Roman.

Até as 13h, três homens suspeitos haviam sido levados para a 13ª DP. Segundo o delegado Gilberto Ribeiro, dois deles, que já tinham passagens pela polícia, foram liberados por falta de provas. Um terceiro suspeito fou autuado por tráfico de drogas. No bar de sua propriedade os policiais encontraram 16 cápsulas de cocaína, R$ 2 mil em espécie e três grossos cordões dourados. O suspeito não sabia explicar a procedência do material. A perícia no local, conhecido como Quinta Estação, foi concluída.

"Ele tem ficha limpa, mas não consegue dar uma explicação razoável para o material encontrado. Além do mais, já tinhamos recebido denúncias de que aquele bar funcionava como esconderijo de armas e drogas. Hoje, durante a perícia, recebemos outra denúncia anônima com o mesmo teor" , explicou o delegado, informando que ao final da investigação provavelmente o suspeito será indiciado por tráfico.

O Pavão-Pavãozinho é uma favela pacificada desde o dia 23 de dezembro de 2009, quando uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) foi inaugurada na localidade.

Como mostrou o RJTV nesta sexta, os policiais em ação utilizavam fotos para realizar as buscas de suspeitos que tentam montar pontos de venda na região. Os agentes pediam ajuda aos moradores.

O delegado frisou que o objetivo principal da operação desta sexta foi permitir a realização da perícia onde, na quarta-feira, houve uma troca de tiros entre criminosos e policiais da UPP. Policiais não conseguiram fazer a perícia na quinta-feira. De acordo com a Polícia Civil, três peritos e oito policiais da 13ª DP (Ipanema) foram recebidos a tiros na favela na última quinta-feira (6), quando atendiam a uma ocorrência na localidade. A Core foi chamada para ajudá-los, e o resgate dos policiais foi realizado com auxílio de um helicóptero.

Moradores assustados

Moradores do bairro contaram que o tiroteio durou menos de cinco minutos. Apesar do tiroteio, o comércio na região continuou aberto.

"De qualquer forma a gente fica assustado. Desde que o local foi pacificado, dificilmente ocorre isso. Hoje foi uma exceção", relatou um morador de um dos prédios da Rua Sá Ferreira - um dos acessos para o morro, que preferiu não se identificar.

Moradora do bairro há mais de 40 anos, a aposentada Nilcéia contou que Copacabana já foi um bairro seguro. "Quando eu vim morar aqui, era um lugar tranquilo. Podíamos sair à noite e voltar de madrugada que era bom. Agora, é mais complicado. Quando não é pipoco [tiroteio] é assalto. Sinto medo", desabafou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir