Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-03-2014

Unasul deve criar comissão para tratar de crise na Venezuela
Segundo Dilma, comissão será discutida entre chanceleres no Chile.
Unasul deve criar comissão para tratar de crise na Venezuela
google imagens

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (11), no Chile, que os ministros das relações exteriores da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) devem discutir nesta quarta a criação de uma comissão para acompanhar a crise na Venezuela. Dilma viajou para acompanhar a posse da presidente eleita do Chile, Michelle Bachelet.


A Venezuela tem enfrentado momentos de tensão desde o início de fevereiro, com protestos de estudantes e opositores contra o governo. Ao menos 21 pessoas já foram mortas e mais de 300 ficaram feridas.

Antes de se encontra com Bachelet, na cidade chilena de Viña del Mar, Dilma foi questionada por jornalistas sobre reunião da Unasul para tratar sobre a Venezuela. A presidente disse que os chanceleres dos países da região vão se encontrar na quarta para debater o tema.

"Os presidentes mandataram seus ministros das relações exteriores para amanhã fazer uma reunião, criar uma comissão - que pode ser incluisve com todos países da região, representantes de todos os países da região -, e fazer uma interlocução pela construção de um ambiente de consenso, de acordo, de estabilidade lá na Venezuela", afirmou Dilma.


A presidente também comentou sobre o novo mandato de Michelle Bachelet, que já presidiu o país entre 2006 e 2010. De acordo com Dilma, a redução da desigualdade social é um "desafio" tanto para a colega chilena como para os demais presidentes da região.
A presidente ainda disse que, para ela, é um "momento de muito orgulho estar aqui vendo mais uma vez uma líder importante da América Latina assumir um país como o Chile".
Dilma defendeu ampliação das relações comerciais entre o Brasil e o país. "Significa não só investimentos diretos de empresas brasileiras aqui no Chile, mas também de empresas chilenas lá no Brasil. É integração regional. Serve para construir um ambiente de desenvolvimento, inclusão social e democracia nos nossos países", afirmou.


Unasul deve criar comissão para tratar de crise na Venezuela, diz Dilma
Segundo Dilma, comissão será discutida entre chanceleres no Chile.
Presidente viajou para acompanhar posse de Michelle Bachele

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir