Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-03-2014

Protesto contra Copa reuniu mais de 1,5 mil pessoas.
Protesto contra Copa tem detidos e banco depredado na Av. Paulista
Protesto contra Copa reuniu mais de  1,5 mil pessoas.
G1

O "3� ato contra a Copa" em S�o Paulo terminou com cinco manifestantes detidos e uma fachada de banco depredada na Avenida Paulista na noite desta quinta-feira (13). Segundo a PM, 1,5 mil manifestantes participaram do ato, que foi acompanhado por 1,7 mil policiais militares.

(O G1 acompanhou em tempo real a manifesta��o em fotos e v�deos)
Desta vez, ao contr�rio do que ocorreu na manifesta��o anterior no Centro, a PM n�o realizou a deten��o de um grande grupo mesmo antes de ocorrerem atos de vandalismo. Houve correria ap�s a explos�o de um artefato na Avenida Paulista, cerca de duas horas depois de iniciada a manifesta��o no Largo da Batata.
Balan�o
Apesar dos casos pontuais registrados, o protesto terminou sem incidentes graves. "Foram deten��es simples. Alguns jovens com artefatos simples. No Masp apenas que foi jogado um morteiro, n�o pelos policiais, mas a situa��o foi logo controlada", disse o comandante do 45� Batalh�o da Pol�cia Militar, tenente coronel Jos� Eduardo Bexiga.


A PM informou que um manifestante foi detido com esferas de a�o e estilingue na Avenida Paulista. A corpora��o diz, ainda, que apoiou agentes do Metr� na apreens�o de um adolescente que depredava o interior da Esta��o Faria Lima. Os dois foram levados ao 14� Distrito Policial, em Pinheiros. Al�m deles, outros tr�s foram levados ao 78� Distrito Policial.

Entre os detidos, dois j� tinham sido liberados por volta das 23h: um jovem de 25 anos e um adolescente de 15 anos, ap�s serem registrados boletins de apreens�o de objetos. O menor estava com um martelo. J� o jovem tinha estilingue e bolinhas de gude.

Na Avenida Paulista, o vidro da fachada de uma ag�ncia do Banco do Brasil foi quebrada. Jovens tamb�m chegaram a pichar muros e vidros da esta��o Trianon do Metr�. O Shopping Paulista fechou as portas vinte minutos mais cedo.


N�o foram registrados confrontos, embora ao menos um relato de agress�o tenha sido registrado. O manifestante Guilherme de Souz, de 20 anos, diz ter sido agredido por PMs na descida da Rua Vergueiro.

A caminhada
A concentra��o do ato come�ou no Largo da Batata �s 18h. Cerca de uma hora depois, o grupo come�ou a caminhar na Avenida Brigadeiro Faria Lima, depois seguiu pela Avenida Rebou�as e chegou � Avenida Paulista.
Nas imedia��es do Masp, houve correria ap�s uma explos�o ser ouvida. A PM diz que ela foi resultado da a��o dos manifestantes, que lan�aram um artefato contra policiais. Ap�s a correria, o grupo se dispersou, mas cerca de 400 manifestantes seguiram caminhada em dire��o ao Centro, descendo a Rua Vergueiro.


Metade do grupo chegou � Pra�a da S� por volta das 23h, de acordo com a PM. Diante da Catedral da S�, eles apaludiram a caminhada "em paz". Em seguida, cercados por dois cord�es de PMs, eles gritaram "n�o vai ter Copa".

Protesto contra Copa tem detidos e banco depredado na Av. Paulista
PM diz que 1,7 mil homens acompanharam protesto.
Estimativa � que ato tenha reunido 1,5 mil pessoas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir